MP/SC

Reno Caramori cobra medidas do governo federal para avicultores e suinocultores

A paralisação dos fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o desabastecimento de milho e farelo de soja ameaçam inviabilizar a suinocultura e avicultura no estado, advertiu o deputado Reno Caramori (PP). Vice-presidente da Frente Parlamentar Cooperativista da Assembleia Legislativa, Caramori cobrou medidas do governo federal diante da questão, como o controle mais rígido dos grãos estocados no país. As declarações foram feitas na manhã de hoje (20), em entrevista à repórter da TV AL, Rose Padilha.

Segundo o parlamentar, a gravidade da crise pode ser sentida pelos prejuízos causados a toda a cadeia produtiva, que movimenta a economia de diversos municípios catarinenses. Os criadores, disse Reno, estão apreensivos e vários deles estão deixando a atividade, temendo perdas ainda maiores. ?Nossos produtores estão sendo obrigados até a sacrificar seus plantéis, pois não têm condições de aprontá-los conforme exige a lei?.

A retenção das cargas nos portos, afirmou, tem impossibilitado o cumprimento dos acordos firmados, comprometendo o trabalho realizado pelas associações de produtores na busca por novos mercados. ?Eles percorreram o mundo inteiro oferecendo nossos produtos. Se esses contratos forem quebrados, esses países vão comprar de outras regiões que competem diretamente com o produto nacional?.

Falta de insumos

O cenário vem se agravando pela escassez de milho e farelo de soja no mercado interno devido à elevação dos preços dos grãos no mercado internacional. ?Os grandes cerealistas estão ganhando, vendendo lá fora o farelo de soja e o milho por um preço extraordinário, enquanto no Brasil frangos e porcos morrem por falta de alimento?.

Ele ressaltou que é atribuição do governo federal manter o equilíbrio entre a produção e a comercialização dos produtos internamente. ?O governo precisa assumir a questão, sequestrando os grandes armazéns que estão estocando produto, pagando um preço justo a quem produziu e comercializa, mas sem deixá-lo sair do país?. (Alexandre Back)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Reno Caramori cobra medidas do governo federal para avicultores e suinocultores. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/reno-caramori-cobra-medidas-do-governo-federal-para-avicultores-e-suinocultores/ Acesso em: 09 jul. 2025