MP/PR

NORTE PIONEIRO – Justiça afasta prefeito de Santa Amélia do cargo, pela segunda vez

A Justiça da Comarca de Bandeirantes (Norte do Estado) determinou, no dia 04/05, o afastamento do prefeito de Santa Amélia, Roderjan Luiz Inforzato, além de decretar a indisponibilidade de bens do prefeito, com base em uma ação civil pública do Núcleo Regional de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), por ato de improbidade administrativa. A decisão é da juíza Larissa Alves Gomes Braga.

O prefeito e outras cinco pessoas são requeridas na ação, por suposto desvio de verbas públicas oriundas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do ITBI, o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis.

De acordo com os promotores do Núcleo Regional de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, um funcionário recebia o pagamento do tributo, mas não repassava os valores ao município. A ação foi assinada pelos promotores de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, Joel Carlos Beffa e Virgínia Gracia Prado Domingues.

O prefeito já havia sido afastado do cargo no final de abril, também com base em uma ação do MP-PR, contra o prefeito Roderjan Inforzato e outras quatro pessoas. Essa primeira ação questiona a nomeação de dois filhos do ex-prefeito Valdemar Pagliacci (gestões 1997/2000 e 2001/2004), que ocuparam cargos comissionados, mas nunca desempenharam suas funções. A Promotoria aponta, ainda, que além de ocuparem os cargos comissionados, eles “foram efetivados no serviço público através de concursos fraudados”.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4226 / 4228

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. NORTE PIONEIRO – Justiça afasta prefeito de Santa Amélia do cargo, pela segunda vez. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/norte-pioneiro-justica-afasta-prefeito-desanta-amelia-do-cargo-pela-segunda-vez/ Acesso em: 10 nov. 2025