MP/PR

Coordenadoria de Recursos Criminais apresenta nova sistemática do setor

Na última semana, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, visitou a Coordenadoria de Recursos Criminais do Ministério Público do Paraná, setor responsável pela interposição e resposta de recursos especiais e extraordinários na área criminal, junto ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. Estiveram presentes no encontro os promotores de Justiça Eliezer Gomes da Silva, coordenador do setor, André Merheb Calixto, Marcelo Luiz Beck e Margareth Mary Pansolin Ferreira, além da procuradora de Justiça Miriam de Freitas Santos, que passou integrar a equipe recentemente.

Na ocasião, foram apresentados ao procurador-geral detalhes da nova sistemática de trabalho da área. Inclui-se aí a utilização de “notas técnicas”, resultantes de reuniões de alinhamento do setor, realizadas periodicamente e devidamente documentadas, a fim de dar maior impessoalidade, previsibilidade e uniformidade às decisões sobre quando se deve recorrer e sobre os requisitos de viabilidade técnica necessários para a interposição dos recursos. Foram apresentadas também as perspectivas de aperfeiçoamento da gestão documental do setor e de acompanhamento mais proativo dos recursos interpostos.

Coordenadoria na internet – Durante a visita, foi feito o lançamento oficial do site da Coordenadoria de Recursos Criminais (www.recursoscriminais.mp.pr.gov.br), concebido com o objetivo de dar maior transparência e publicidade às atividades e orientações internas do setor, e ser fonte de informações seletivas sobre matéria criminal, em seu tratamento no âmbito do TJ-PR e dos Tribunais Superiores. A coordenadoria espera a colaboração dos procuradores e promotores para o constante aprimoramento dos novos canais de interação. “Novas facilidades de acesso à informação deverão ser agregadas num futuro próximo, com a integração do módulo de “2º grau” ao bem-sucedido sistema PRO-MP”, afirma o coordenador do setor, Eliezer Gomes da Silva.

O procurador-geral enalteceu os esforços de modernização do setor e desde logo vislumbrou duas importantes iniciativas de apoiamento: no âmbito interno, a proposta da criação de mecanismos formais de discussão e aprovação de orientações jurídicas, como importante instrumento de integração e fortalecimento institucional; no âmbito externo, o empenho para o fortalecimento da Comissão de Acompanhamento de Processos (CAP), criada no âmbito do CNPG para promover constante aperfeiçoamento e integração dos MPs estaduais em sua atividade recursal junto aos Tribunais Superiores. “Trata-se de uma visão moderna do setor, concebida a partir do incremento de uma melhor interlocução, comunicação e integração entre primeiro e segundo graus, altamente positiva para a unidade e indivisibilidade da instituição, no sentido de atingir cada vez mais seu pleno alcance constitucional no desempenho do papel social que lhe incumbe”, afirmou Gilberto Giacoia.

08/10/2012

Foto da Visita do PGJ ao Setor de Recursos Criminais

Foto da Visita do PGJ ao Setor de Recursos Criminais

Foto da Visita do PGJ ao Setor de Recursos Criminais

Foto da Visita do PGJ ao Setor de Recursos Criminais

Foto da Visita do PGJ ao Setor de Recursos Criminais

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Coordenadoria de Recursos Criminais apresenta nova sistemática do setor. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/coordenadoria-de-recursos-criminais-apresenta-nova-sistematica-do-setor/ Acesso em: 18 fev. 2026