A Vara Ambiental, Agrária e Residual da Justiça Federal em Porto Alegre recebeu a inicial da ação de improbidade administrativa proposta pela Procuradoria da República contra o prefeito e o ex-prefeito de Torres, João Alberto Machado Cardoso e José Batista da Silva Milanez, respectivamente, por descumprimento de sentença judicial que determinava a fiscalização das ligações de esgoto na rede pluvial do município.
A ação, assinada pelas procuradoras da República Carolina da Silveira Medeiros e Cristianna Brunelli Nácul, do Núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Federal, pede a condenação de ambos à reparação do dano causado, suspensão dos direitos políticos por oito anos e pagamento de multas. Requer também que o atual prefeito perca a função pública.
Os problemas com o sistema de esgotamento sanitário do município de Torres já vem há mais de uma década. Em fevereiro de 2000, a Justiça julgou procedente uma ação civil pública do MPF, condenando o município a implantar e instalar sistema de tratamento de esgoto cloacal. Obrigou, ainda, a “localizar, fiscalizar e determinar o desfazimento de ligações clandestinas na rede de esgotos da cidade, desinfectando a rede de esgoto pluvial e fluvial, cessando também o despejo de esgoto in natura sobre as areias das praias”, entre outras medidas.
No entanto, até agora, nenhuma medida concreta foi tomada pelos dois prefeitos que administraram o município. Ao contrário, entre 2004 e 2007, período de mandato de ambos réus, foi verificada sistemática presença de ligações clandestinas de esgotos e lançamento de resíduos in natura na rede pluvial, com encaminhamento ao mar territorial. Pela decisão judicial caberia aos réus fiscalizar a origem das ligações. A gravidade da situação, de acordo com as procuradoras, chegou a motivar a apresentação de abaixo-assinado da população local.
O número do Processo é 2009.71.00.000209-0.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
(51) 32847369/32847370
ascom@prrs.mpf.gov.br
Twitter: www.twitter.com/mpf_rs
Fonte: MPF