A rotina de trabalho do gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi interrompida por alguns minutos nesta terça-feira, 26 de agosto. Trinta e dois curiosos e bem humorados alunos do 5º ano do Colégio Marista João Paulo II foram recebidos pelo procurador para uma conversa sobre o papel do Ministério Público Federal (MPF) e cidadania. A visita fez parte do projeto Escola Cidadã, que leva escolas do ensino público e privado para conhecer o prédio da Procuradoria Geral da República e saber um pouco mais sobre o MPF.
Com olhos e ouvidos atentos, as crianças conheceram um pouco da rotina do PGR e fizeram perguntas a Rodrigo Janot. “O PGR tem que saber toda a Constituição?”, perguntou um dos alunos. “Não precisa decorar toda a Constituição, mas precisa saber consultar, procurar para garantir que os poderes cumpram as leis e garantam os direitos dos cidadãos”, esclareceu Janot. “O MPF é a polícia da lei”, resumiu Cainã Gonçalves, 10 anos. Ao fim da visita ao gabinete, os alunos tiraram selfies com o PGR. “Ganhei meu dia”, afirmou o chefe do MPF.
Os estudantes percorreram também os dois blocos que compõem a estrutura da Procuradoria Geral da República, além do Auditório JK, e aprenderam sobre a arquitetura do complexo projetado por Oscar Niemeyer. No Memorial, a garotada assistiu a filmes institucionais, como os da campanha MPF Por Uma Disputa Justa, voltados às eleições de 2014, e conheceram a Turminha do MPF.
“Depois disso tudo aprendi que é bom sempre cumprir as leis, porque o MPF está de olho”, declarou a estudante Ana Clara Rech. “É sempre melhor vivenciar do que ouvir falar. Com a visita eles aprendem na prática, na linguagem deles”, ressaltou a professora Elaine Cristina Maia.
Escola Cidadã – Pensado como instrumento para fortalecer o relacionamento entre o MPF e a comunidade escolar, o projeto busca contribuir com a formação cidadã dos estudantes e estimular comportamentos éticos nas crianças. Os assuntos debatidos com os alunos relacionam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais e envolvem temáticas de grande relevância, como ética, direitos humanos, meio ambiente, diversidade cultural e cidadania
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal
Fonte: MPF