O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis, por meio dos procuradores da República Sérgio Suiama e Monique Cheker, expediram recomendação à Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) para que promova, em caráter de urgência, o monitoramento aéreo e marítimo de toda a baía de Sepetiba de forma a identificar a profundidade e extensão exatas da poluição decorrente do derramamento de óleo, ocorrido entre os dias 15 e 16 de março de 2015, no Terminal de Angra dos Reis.
A recomendação também exige a implementação de barreiras de contenção e outras medidas aliviadoras, previstas no plano de emergência e determinadas pelos órgãos ambientais federais e estaduais, em especial na área de habitat do boto-cinza, animal em extinção. No último dia 19, o MPF também constatou largas manchas de óleo nos costões das ilhas de Guaíba, Jaguanum e Marambaia, e ainda no canal da baía, habitat da espécie.
Segundo os procuradores da República que expediram a recomendação, "a par da responsabilidade civil ambiental que pode ser imposta à Transpetro, esta e seus administradores podem ser responsabilizados criminalmente caso não cumpram os termos da recomendação, havendo mortandade de animais em decorrência do vazamento".
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3971-9488/9460
www.prrj.mpf.mp.br
Fonte: MPF