MPF

MPF/RJ investiga prejuízos com erro em cálculo da conta de luz

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) investigará se as distribuidoras de energia Light, Ampla e Energisa tiveram enriquecimento ilícito com o erro no reajuste tarifário recém-apurado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As Procuradorias da República no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo instauraram investigações para identificar os ganhos indevidos das empresas. A metodologia incorreta adotada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no reajuste tarifário teria gerado um prejuízo anual de R$ 1 bilhão a R$ 1,8 bilhão aos consumidores, segundo a área técnica do TCU.

No inquérito civil público aberto em Nova Friburgo, o MPF já pediu esclarecimentos à Aneel sobre os reajustes praticados nos últimos cinco anos pelas concessionárias que atuam em 11 municípios da região, como Nova Friburgo, Bom Jardim, Cantagalo e Carmo. Entre as informações solicitadas, estão os índices dos reajustes aplicáveis se não houvesse a falha metodológica apontada pelo TCU e a tarifa a ser cobrada com base no cálculo correto.

As duas investigações instauradas pelo MPF/RJ pretendem esclarecer os valores indevidamente recebidos por cada concessionária que atua no estado. Em ambos os casos, a atuação do MPF visa a defesa do consumidor e da área econômica.

Atuação coordenada – Em Brasília, o grupo de trabalho Energia e Combustíveis, da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, pedirá o ressarcimento dos consumidores pela tarifa de luz paga a mais. Os procuradores da República que compõem o GT discutirão com a Aneel uma forma de reembolsar os prejudicados pelo cálculo errado. Se houver resistência das distribuidoras em atender à solução negociada com a agência reguladora, o GT pretende coordenar a proposição de ações civis públicas pelo MPF nos estados e no Distrito Federal.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2107-9488/ 9460
mgrangeia@prrj.mpf.gov.br
http://twitter.com/MPF_PRRJ

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/RJ investiga prejuízos com erro em cálculo da conta de luz. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-rj-investiga-prejuizos-com-erro-em-calculo-da-conta-de-luz/ Acesso em: 29 nov. 2023