MPF

MPF/PR ajuíza ação para que o INSS realize perícias em até 30 dias

O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná propôs, nesta terça-feira, 9 de fevereiro, ação civil pública (ACP) contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) com o objetivo de garantir um prazo máximo de 30 dias para a realização de perícia dos segurados. As perícias são feitas pelos médicos da Previdência Social e são necessárias para obtenção e manutenção de benefícios como auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

O MPF constatou a demora na realização das perícias médicas por meio de inquérito civil e de diversos procedimentos administrativos, nos quais constam reclamações quanto ao tempo de espera e também em relação à qualidade do atendimento prestado. De acordo com documentos entregues pelo INSS a pedido do MPF, a espera pela perícia chega a até três meses, o que retarda a concessão inicial ou a revisão dos benefícios.

A ACP foi proposta com pedido liminar para que o INSS realize as perícias em até 30 dias ou, caso o agendamento ultrapasse o prazo, o benefício seja concedido provisoriamente. Nos casos de perícias para manutenção de benefícios, devem ser marcadas nos 30 dias que antecedem a sua cessação. Se a perícia não for realizada nesse período, o benefício deve ser mantido até nova avaliação.

A ação civil pública tramita na Vara Previdenciária sob o nº 5000702-09.2010.404.7000.

 

Assessoria de comunicação
Procuradoria da República no Estado do Paraná
Fone: 41. 3219-8870/ 3219-8843/ 8852-7555
E-mail: ascom@prpr.mpf.gov.br

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/PR ajuíza ação para que o INSS realize perícias em até 30 dias. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-pr-ajuiza-acao-para-que-o-inss-realize-pericias-em-ate-30-dias/ Acesso em: 15 jun. 2024