MPF

MPF/PE consegue medicamento para paciente com câncer de mama

O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) obteve decisão judicial que condena a União e o estado de Pernambuco a fornecerem gratuitamente a uma paciente com câncer de mama o medicamento Herceptin, cujo princípio ativo é o Trastuzumab.

A enferma, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), não havia conseguido o remédio na Farmácia do Estado de Pernambuco, pois o Herceptin não está na lista de medicamentos excepcionais do Ministério da Saúde.

De acordo com médica oncologista do Hospital do Barão de Lucena, no Recife –  responsável pelo tratamento da paciente e ouvida pelo MPF – é impossível substituir o medicamento por outro similar.

Estudos considerados pelo procurador da República Edson Virgínio Cavalcante Júnior, responsável pela ação, indicam que o tratamento com Herceptin reduz em cerca de 50% o risco de morte por câncer.

Conforme consta do processo, o MPF entende que negar medicamento a quem necessita é aviltar a dignidade humana e ir contra os princípios constitucionais. De acordo com a sentença, proferida pela 1ª Vara da Justiça Federal, cabe ao Estado prestar assistência à paciente, para que se possa exercer o mais importante direito fundamental: o direito à vida.

Multa – A Justiça determinou também a aplicação de multa pelo descumprimento de decisão liminar, conseguida pelo MPF, que determinava o imediato fornecimento do medicamento para a paciente. O valor da multa, correspondente a R$ 1 mil por dia de descumprimento da decisão, será rateado pela União e pelo estado de Pernambuco.

Ação Civil Pública nº 2009.83.00.009365-0

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
ascom@prpe.mpf.gov.br

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/PE consegue medicamento para paciente com câncer de mama. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-pe-consegue-medicamento-para-paciente-com-cancer-de-mama/ Acesso em: 14 abr. 2024