MPF

MPF/MS: audiência pública cria grupo de cidadãos para fiscalizar educação em Japorã

Japorã, município localizado no extremo sul de Mato Grosso do Sul, foi considerado pelo Ministério da Educação como a cidade com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os 28 municípios abrangidos pela Procuradoria da República no Município de Dourados. A avaliação, realizada em 2009, atribuiu a nota três ao município – numa escala de zero a dez. Para buscar  soluções ao quadro considerado crítico da educação em Japorã,  foi realizada, na última semana, audiência pública no município.

O encontro, liderado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MP/MS), estabeleceu a formação de um grupo de cidadãos que ficará responsável pela visita às escolas e pelo preenchimento de questionários que devem avaliar a situação da educação em Japorã. O Ministério Público acompanhou vistoria em uma das escolas e qualificou o grupo de cidadãos para as demais.

Diagnóstico dos problemas – Na audiência pública, ficou acordado que todos os questionários devem ser respondidos e encaminhados ao MPF até 15 de dezembro. Das respostas, será confeccionado um “relatório-diagnóstico” para identificar os problemas e propor soluções adequadas à melhoria educacional do município, considerando, inclusive, as particularidades da escola indígena Aldeia Guarani-Pólo.

A ata da reunião, assinada por representantes do MPF, MP/MS, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal e Conselho Regional de Nutrição, enfatiza a importância da participação de todos. “É imprescindível uma integração entre os órgãos públicos, organizações da sociedade civil e todos os munícipes para construção de um plano conjunto que possa potencializar forças e esforços a fim de reverter a atual situação da educação no município”.

Para o Ministério Público, o papel fiscalizador e repressor de condutas irregulares não pode prescindir da participação ativa dos cidadãos. “O Ministério Público é  órgão parceiro e mobilizador, sendo dever do poder público, da sociedade, dos pais, alunos e profissionais da educação o árduo e diário trabalho visando o desenvolvimento de uma educação de qualidade, formadora de cidadãos conscientes de si mesmos, dos valores democráticos e republicanos, sem discriminação de qualquer natureza”.

Participaram do encontro: Ministério Público Federal e Estadual; Secretaria Municipal de Educação; representantes das escolas; Associação de Pais de Mestres; Câmara Municipal; Conselhos de Alimentação Escolar, Tutelar e Regional de Nutrição do Estado de Mato Grosso do Sul e cidadãos profissionais da área de educação, pais e alunos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul
(67) 3312-7265 / 9297-1903
(67) 3312-7283 / 9142-3976
www.prms.mpf.gov.br
ascom@prms.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ms

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/MS: audiência pública cria grupo de cidadãos para fiscalizar educação em Japorã. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-ms-audiencia-publica-cria-grupo-de-cidadaos-para-fiscalizar-educacao-em-japora/ Acesso em: 15 mai. 2025