MPF

MPF/GO quer solução para infecção hospitalar no estado

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) se reuniu na tarde desta sexta-feira, 9 de outubro, com a Vigilância Sanitária de Goiânia e com representantes da área de saúde de diversas faculdades goianas com o objetivo de buscar soluções para o controle da infecção hospitalar no estado. A sugestão apresentada é que os cursos da área de saúde passem a incluir nas grades curriculares disciplinas voltadas para essa questão.

Além disso, foi instaurado procedimento administrativo no MPF para investigar a situação dos hospitais públicos e particulares em Goiás, principalmente os estabelecimentos de Goiânia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a maioria das secretarias de saúde do país não fornece informações precisas sobre as infecções hospitalares.

“A inserção dessas novas disciplinas permitirão ao futuro profissional de saúde subsídios que permitam um adequado exercício nos estabelecimentos de saúde, principalmente se for atuar nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar”, comenta a procuradora Mariane Guimarães.

As entidades de ensino que participaram da reunião foram: Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Universidade Paulista (Unip), Faculdade Padrão e representantes de Conselhos Regionais da área de saúde.

“É importante também divulgar ao consumidor que é seu direito, quando tiver que internar-se em estabelecimento clínico ou hospitalar, buscar informações a respeito do índice de infecção hospitalar do referido estabelecimento, bem como de medidas de prevenção adotadas pelo hospital”, orienta a procuradora.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Goiás
Ministério Público Federal
62 – 3243 5454 ou 5266
ascom@prgo.mpf.gov.br

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/GO quer solução para infecção hospitalar no estado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-go-quer-solucao-para-infeccao-hospitalar-no-estado/ Acesso em: 22 jun. 2024