MPF

MPF/GO pede que SUS forneça medicamento para doença degenerativa

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), instaurou inquérito civil público para apurar, no âmbito do estado, as razões pelas quais o Sistema Único de Saúde (SUS) não está disponibilizando o medicamento de alto custo Aldurazyme (Laronidase) para portadores de doença genética degenerativa.

Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão Ailton Benedito de Souza, o tratamento de pessoas portadoras de doença degenerativa, denominada mucopolissacaridose, inclui-se nas ações de promoção do direito à saúde.

Como primeira medida, Ailton de Souza oficiou à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, requisitando, no prazo de dez dias, as conclusões pertinentes ao processo de avaliação da inclusão do Aldurazyme no componente de medicamentos de disposição excepcional do SUS.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Goiás
62 – 3243 5454 ou 5266
ascom@prgo.mpf.gov.br

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/GO pede que SUS forneça medicamento para doença degenerativa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-go-pede-que-sus-forneca-medicamento-para-doenca-degenerativa/ Acesso em: 18 jul. 2025