MPF

MPF/ES quer adoção de medidas que impeçam atropelamentos de animais silvestres

O Ministério Público Federal em São Mateus (ES) pediu ao Ministério dos Transportes e ao Ministério do Meio Ambiente que adotem providências com o objetivo de impedir a ocorrência de atropelamentos de animais silvestres no trecho da rodovia federal BR-101 que passa dentro da Reserva Biológica de Sooretama.

Entre os quilômetros 101 a 106 da BR-101, trecho que passa no interior da Reserva Biológica de Sooretama, ocorrem, em média, 1,91 atropelamento de animais por dia. Dentre os animais diariamente atropelados encontram-se espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda, também conhecida como suçuarana, além de tamanduás, saguis-da-cara-branca, raposas, macacos da noite, furões, gambás, jaguatiricas, corujas e cotias. Os acidentes ameaçam a preservação do bioma Mata Atlântica.

As atuais passagens de fauna, constituídas por dois túneis principais com diâmetro de dois metros e por dois túneis tipo bueiro com diâmetro de 80 centímetros, não são eficazes para evitar a ocorrência de atropelamentos.

Em resposta ao pedido do MPF, o Ministério do Meio Ambiente expediu ofício ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) solicitando a realização de estudos emergenciais com o objetivo de indicar e adotar as medidas necessárias para minimizar os impactos da rodovia sobre a fauna.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Espírito Santo
E-mail: ascompres@pres.mpf.gov.br
Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6451

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/ES quer adoção de medidas que impeçam atropelamentos de animais silvestres. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-es-quer-adocao-de-medidas-que-impecam-atropelamentos-de-animais-silvestres/ Acesso em: 23 abr. 2025