MPF

MPF em Minas Gerais participa de mutirão de cidadania

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em Minas Gerais, órgão do Ministério Público Federal, irá participar neste sábado, 17 de outubro, do projeto sociocultural "Do Morro ao Asfalto".

Destinado a revitalizar as rodas de samba nas vilas e favelas da capital mineira, o projeto realizará, simultaneamente com as atividades culturais, um mutirão da cidadania: os moradores dos bairros escolhidos terão a oportunidade de receber orientação jurídica e esclarecimentos sobre seus direitos junto a diversas instituições. Participam do projeto, além do MPF, os Ministérios Públicos do Trabalho e Estadual, as Defensorias Públicas da União e do Estado e os voluntários do Programa Pólos de Cidadania, da Universidade Federal de Minas Gerais.

O bairro a ser atendido será o Morro das Pedras, na região oeste de Belo Horizonte. O atendimento jurídico terá início às 13h, terminando às 16h, quando começa a apresentação da roda de samba. Nos sábados seguintes, o projeto será levado aos bairros Alto Vera Cruz (dia 24), Aglomerado da Serra (dia 31) e Aglomerado Santa Lúcia (dia 7 de novembro).

De acordo com o idealizador do projeto, o advogado e coordenador do Fórum Mineiro dos Direitos Humanos, o sambista Dudu Nicácio, “em seus dois anos de existência, o projeto orgulha-se de ter contribuído para a revitalização de algumas rodas nas favelas da cidade, como a da Escola Israel Pinheiro no Alto Vera Cruz, sempre valorizando os personagens musicais de cada região e defendendo o samba como patrimônio da cidade e do estado de Minas Gerais”.

Para a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Silmara Cristina Goulart, “essa será uma excelente oportunidade de levar o MPF até o cidadão, saindo da clausura e formalismo dos gabinetes. Na verdade, estamos com um projeto de realizar um mutirão amplo de cidadania com a participação de outros órgãos como INSS, Receita Federal e Juizados Especiais. Por isso, o convite feito pelos organizadores do projeto Do Morro ao Asfalto veio na hora certa. Esperamos que seja uma espécie de embrião do que pretendemos realizar no futuro”.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Minas Gerais
(31) 2123.9008
No twitter: mpf_mg

 

 

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF em Minas Gerais participa de mutirão de cidadania. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-em-minas-gerais-participa-de-mutirao-de-cidadania/ Acesso em: 15 jun. 2024