MPF

MPF e MP/RO investigam morte de pacientes em clínica de hemodiálise

O Ministério Público Federal e Ministério Público de Rondônia (MP/RO) estão investigando a morte de três pacientes durante sessão de hemodiálise na Clinica Renal de Rondônia. Os pacientes Ozenira Feliciana, Lurdes Bueno e José de Cunha Bezerra morreram na última terça-feira, 1º de dezembro, em turnos diferentes, durante o procedimento realizado na Clineron.

O procurador da República Ercias Rodrigues de Sousa e a promotora de Justiça Emília Oyie estiveram no local, juntamente com fiscais da vigilância sanitária, colhendo material para investigar a causa das mortes denunciadas ao MP/RO. Durante a inspeção feita ontem, a administração da clínica apresentou documentação referente à análise da água utilizada durante o tratamento no último mês (a análise é feita mensalmente por um laboratório em São Paulo) e prestou esclarecimentos quanto ao histórico dos pacientes e metodologia utilizada durante as sessões de hemodiálise.

O MPF instaurou inquérito civil público para acompanhar as providências a serem adotadas quanto à prestação do serviço de hemodiálise pela Clineron, inclusive aquelas necessárias à eventual retomada do serviço, pois haverá uma sobrecarga do sistema, caso se interdite totalmente a Clínica. Além disso, serão efetuadas as investigações relativas às mortes ocorridas, ouvindo-se outros pacientes presentes e funcionários da Clineron, além de serem analisados documentos, tudo para se apurar a causa das mortes, e eventual responsabilização.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Rondônia
Contatos: (69) 3216-0525
E-mail: ascom@prro.mpf.gov.br

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF e MP/RO investigam morte de pacientes em clínica de hemodiálise. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-e-mp-ro-investigam-morte-de-pacientes-em-clinica-de-hemodialise/ Acesso em: 10 dez. 2023