Após quase dois anos de investigações, os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) e a Polícia Federal identificaram três quadrilhas sediadas em Nova Friburgo que tinham a participação de policiais civis e militares e eram responsáveis por roubos a cargas e a bancos e corrupção (cada quadrilha era especializada em um desses delitos). Os crimes eram praticados com o auxílio dos policiais que, por serem agentes da lei, garantiam o sucesso dos planos da quadrilha, quer participando diretamente dos crimes, quer assegurando a impunidade dos envolvidos.
Nesta quarta-feira, 9 de setembro, a Polícia Federal e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP/RJ realizam a Operação Saque Noturno para executar ordens de prisão preventiva de 55 pessoas e buscas e apreensões em mais de 60 locais, atendendo a decisões da Justiça Estadual e da Federal, que acataram as denúncias oferecidas pelos membros do MPF e MP/RJ.
A atuação conjunta do MPF e MP/RJ decorreu da interligação de investigações envolvendo os mesmos policiais em crimes da esfera estadual e federal.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2107-9488/ 9460
Fonte: MPF