MPF

Denúncia contra Eduardo Azeredo será analisada pelo STF

A denúncia do Ministério Público Federal contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG) pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro será analisada amanhã, às 9h, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia foi oferecida em novembro de 2007 com base em elementos probatórios contido no Inquérito 2280, conhecido como mensalão mineiro, pelo ex-procurador-geral da República Antonio Fernando Souza. Além do senador, foram denunciados o ex-ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia e mais 13 pessoas.

O Inquérito 2280 originou-se do chamado mensalão (INQ 2245), que investigou esquema de “caixa dois” durante campanha eleitoral. No caso do mensalão mineiro, apurou-se o “caixa dois” na campanha para a reeleição do senador ao governo de Minas Gerais em 1998 que, de acordo com a denúncia, originou o esquema de desvio de dinheiro.

O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, desmembrou o inquérito no início deste ano, a pedido dos investigados Eduardo Guedes, Marcos Valério e Cláudio Mourão. Assim, o STF decidirá amanhã apenas o que diz respeito ao senador Eduardo Azeredo, que detém prerrogativa de foro. Os demais denunciados respondem na primeira instância da Justiça Federal de Minas Gerais.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Denúncia contra Eduardo Azeredo será analisada pelo STF. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/denuncia-contra-eduardo-azeredo-sera-analisada-pelo-stf/ Acesso em: 20 abr. 2025