MPF

CNMP participa de ação conjunta na área de segurança pública

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) participa do lançamento, na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, junto com o Conselho Nacional de Justiça e com o Ministério da Justiça, da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). Resultado de uma ação integrada dos três órgãos, a iniciativa tem o objetivo de reunir e coordenar as ações das instituições envolvidas com a segurança pública, na busca de soluções para as atuais dificuldades na área, além de traçar políticas nacionais de combate à violência. O modelo é a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).
 
A concepção da estratégia nacional partiu da avaliação de que os órgãos que compõem o Sistema de Justiça – Poder Judiciário, Ministério Público, Ministério da Justiça e Secretarias de Justiça e de Segurança dos Estados, Advocacia Pública e Privada, Defensoria Pública – encontram-se num grau de maturidade institucional que lhes permite o planejamento conjunto e estratégico de ações; os problemas relacionados à segurança pública são da conta de todos e de cada um dos órgãos, o que conduz ao compartilhamento, e não à transferência, de responsabilidades, com a conseqüente busca consensual de soluções; há necessidade de trabalhar sob a perspectiva da prevenção; as dificuldades, ainda que surjam de maneira diversificada em cada unidade da federação, demandam atuação de todas as esferas políticas e de todos os órgãos que compõem o Sistema de Justiça; e aqueles que hoje sobrevivem dos subsistemas criados à margem do estado contam com a desarticulação das ações dos órgãos do Sistema de Justiça.

A Enasp reunirá representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, em âmbito federal e estadual, da advocacia pública e privada, da Defensoria Pública, e será coordenada por um Gabinete de Gestão Integrada, composto por representantes do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. A Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, funcionará como sua Secretaria Executiva.

Propostas – Na cerimônia de segunda-feira, no lançamento da carta de constituição da Enasp, cada um dos órgãos gestores – MJ, CNJ e CNMP – apresentará um proposta de ação conjunta. O CNMP irá propor a implementação de medidas para acelerar as investigações, denúncias e julgamentos das ações penais nos casos de crimes de homicídio. A articulação entre os órgãos de justiça e segurança pública permitirá maior efetividade na persecução penal, produzindo, inclusive, efeitos preventivos de novos delitos. Hoje, homicídios resultam em longos inquéritos e ações, com prejuízo para a instrução penal – o que acaba por estimular, entre outros fatores, a sobrevivência de sistemas que, à margem da lei, defendem e exercem o justiçamento.

O Ministério da Justiça irá propor a criação de um cadastro nacional de mandados de prisão, passível de alimentação e consulta compartilhadas, o que permitirá, por exemplo, maior efetividade no cumprimento de ordens de prisão e mais controle da população carcerária. Já o CNJ irá sugerir um plano de ação integrada para acabar com as carceragens das delegacias, onde o controle sobre a preservação dos direitos fundamentais dos presos é reduzido, sendo muitos os registros de tortura, superlotação e as fugas. 

A carta de constituição da Enasp será assinada pelos presidentes do CNMP, Roberto Monteiro Gurgel Santos, e do CNJ, Gilmar Mendes, e pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. A cerimônia de lançamento da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública acontece no Ministério da Justiça, às 9h30 de segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9105/9137 ou 9293-0725
Siga o CNMP no Twitter: twitter.com/conselhodomp

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CNMP participa de ação conjunta na área de segurança pública. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/cnmp-participa-de-acao-conjunta-na-area-de-seguranca-publica/ Acesso em: 22 jun. 2024