MPF

CNMP aprova recomendação de apoio a Meta 2

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou por unanimidade na sessão de hoje, 18 de novembro, recomendação às unidades do Ministério Público para que apóiem o Poder Judiciário no atingimento da Meta 2, que tem por objetivo o julgamento até o final de 2009 de todos os processos que ingressaram no Justiça até 31 de dezembro de 2005, em cada instância.

Nos termos do texto aprovado, o CNMP recomenda "aos ramos do Ministério Público da União e dos Estados, na pessoa dos respectivos procuradores-gerais, em comum acordo com o Poder Judiciário local, e sem prejuízo do atendimento das próprias metas e prioridades, a adoção de medidas concretas, no âmbito de sua competência, para viabilizar o atingimento da meta de nivelamento nº 2, do Poder Judiciário, para o ano de 2009".

A proposta de edição da recomendação foi da conselheira Taís Ferraz. Para ela, "a adoção da meta de nivelamento nº 2, por todo o Poder Judiciário Nacional e a adoção de providências concretas para o respectivo julgamento dos processos anteriores a 2005 é medida de grande potencial de efetividade, na concretização da garantia constitucional da razoável duração do processo".

Esta não é a primeira vez que o Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) buscam atuação coordenada. Além da recomendação sobre a Meta 2 e dos diversos convênios e termos de cooperação técnica já firmados, os presidentes dos dois Conselhos assinaram, em setembro deste ano, dois documentos formalizando parceira entre as entidades. O primeiro consiste numa resolução conjunta cujo objetivo é revisar periodicamente a situação das prisões em todo o país. O segundo é um termo de cooperação técnica para a criação de estratégias conjuntas de defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
(61) 3366-9137 / 9293-0725

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CNMP aprova recomendação de apoio a Meta 2. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/cnmp-aprova-recomendacao-de-apoio-a-meta-2/ Acesso em: 12 abr. 2024