MPF

Acordo sobre segurança na internet é assinado na PB

Nesta semana, foi assinado termo de cooperação técnica, científica e operacional entre a SaferNet, Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Paraíba (MP/PB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Secretarias de Educação Estadual e Municipal e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular da Paraíba (Sinepe).

Segundo o diretor de prevenção da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, a assinatura conjunta do termo de cooperação com vários órgãos na Paraíba foi um fato inédito no Brasil. “A amplitude dessa assinatura vai muito além da parceria com o Ministério Público Federal. É o que gostaríamos de ver replicado em outros estados, porque são diferentes instituições públicas e particulares de extrema relevância social que juntas se propuseram a fazer um trabalho desafiador para a sociedade”, declarou, ressaltando que a Paraíba será tomada como exemplo de mobilização.

É objeto do termo o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a educação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores, incluindo material didático e apresentações disseminadas por meio impresso, eletrônico, analógico, digital, ou de forma presencial, em escolas, associações e outras instituições ligadas à educação, sempre com o intuito de disseminar a cultura da segurança online e da prevenção e combate a conteúdo ilícito na internet, primordialmente com o intuito de proteger e preservar a integridade física, psicológica e moral de crianças, adolescentes e jovens.

Termo de cooperação semelhante já foi assinado com o MPF em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná. O evento, realizado pelo Ministério Público Federal em João Pessoa, contou com palestras, quatro oficinas para educadores de escolas públicas e privadas, sobre uso seguro e responsável da internet, e uma oficina para autoridades voltada para práticas de investigação de crimes cibernéticos.

Pesquisa continua – A pesquisa online sobre hábitos de segurança na internet, realizada com educadores, pais e estudantes do estado, estará disponível até 30 de setembro de 2009.
Conforme dados divulgados recentemente pela SaferNet Brasil, os adolescentes paraibanos revelaram hábitos de risco no uso da internet. A maioria, 61% dos estudantes, garantiu que não tem limite de tempo para navegar na web, 42% dos alunos afirmaram que seus pais não sabem o que eles estão fazendo na internet, 62% deles compartilham fotos na rede e 55% acessam o  computador do próprio quarto.

Já os educadores paraibanos mostraram que estão sempre conectados. Segundo a pesquisa, mais de 80% usam a internet todos os dias e 31% navegam por mais de cinco horas diariamente. Mais da metade (51%) sabe de amigos que já encontraram presencialmente pessoas que conheceram pela internet, sem adotar medidas de segurança.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83)3044-6258
Celular: (83) 9132-6751

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Acordo sobre segurança na internet é assinado na PB. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/acordo-sobre-seguranca-na-internet-e-assinado-na-pb-2/ Acesso em: 19 abr. 2024