Conselho Nacional de Justiça

TJES convoca magistrados e servidores para a Semana Nacional de Conciliação

A coordenação da Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) convocou magistrados e servidores das Varas de Família e Cível, dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de todas as Comarcas do Estado a participarem ativamente das atividades do movimento, que acontece de 07 a 11 de dezembro de 2009. O coordenador da Semana de Conciliação no Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, recomendou aos juízes que agendem o maior número possível de audiências e que priorizem os processos que tenham maior possibilidade de acordo. O desembargador Sergio Gama também destacou que as atividades da semana de conciliação começam no dia 07 de dezembro, às oito horas, sem horário para término.
“Enquanto houver demanda, estaremos trabalhando”, afirmou Gama.

As audiências da Semana da Conciliação vão ocorrer em todos os juizados do Espírito Santo, mas a expectativa maior de movimento é na justiça comunitária, que analisa principalmente ações como divórcios, separações judiciais e homologações de acordos de alimentos. “Visando a realização da semana da conciliação, os plantões da justiça comunitária vão ocorrer na Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica”, explicou o Coordenador.Gama ressaltou as vantagens de um movimento como esse para todos os envolvidos no processo: “quando logramos êxito na conciliação, além da extinção do processo, atingimos nossas duas principais finalidades, que são a pacificação dos conflitos e a harmonia social.”

A Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2007 e acontece em tribunais de todo o País. O evento faz parte do projeto “Conciliar é legal” do CNJ. O Judiciário capixaba participa ativamente desta campanha, que tem como objetivo criar uma cultura de pacificação, de harmonia e entendimento, mobilizando a sociedade para a importância da conciliação. O dia da justiça é comemorado no dia 08 de dezembro (terça-feira), mas este ano o feriado foi antecipado para a segunda-feira, dia 07 de dezembro, em todo o Judiciário estadual.
Entretanto, magistrados e servidores envolvidos com as atividades da semana de conciliação vão trabalhar intensamente neste dia, promovendo a conciliação e a conclusão dos processos em tramitação nos juizados.
  
A abertura da Semana Nacional de Conciliação no Espírito Santo acontece no dia 07 de dezembro, às 8h, no Juizado da Justiça Comunitária, no CAJES (Centro Avançado dos Juizados Especiais), em Bento Ferreira, Vitória.

 

Fonte:TJES

Avaliação de páginas CNJ


Qual a sua avaliação para o conteúdo desse site?

Selecione um número de acordo
com as indicações e clique em avaliar.

Fonte: CNJ

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TJES convoca magistrados e servidores para a Semana Nacional de Conciliação. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-nacional-de-justica/tjes-convoca-magistrados-e-servidores-para-a-semana-nacional-de-conciliacao/ Acesso em: 12 abr. 2024