Conselho Nacional de Justiça

Conciliação: Mais de três mil audiências marcadas para a Semana no Espírito Santo

A Coordenação da Semana Nacional de Conciliação no Poder Judiciário do Espírito Santo confirmou o agendamento de mais de três mil audiências para o período de 07 a 11 de dezembro. Até esta sexta-feira (04/12), a coordenação terá o número exato de audiências, mas até o momento já foram marcadas mais de duas mil somente na área cível, que concentra ações como telefonia, planos de saúde e danos morais.

As audiências de conciliação no Judiciário estadual vão ocorrer de segunda a quinta-feira (7 a 10/12) de 8h às 12h e na sexta-feira (11/12), durante o dia inteiro.

Nos juizados criminais, já estão agendadas mais de 900 audiências. Cerca de 1.700 serão realizadas na Entrância Especial, que engloba as comarcas de Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha e Viana.

Também há uma grande expectativa de acordos na Justiça Comunitária, que resolve principalmente conflitos na área de família e já tem mais de 400 audiências marcadas. Faltam ainda alguns cartórios enviarem os dados para que se tenha o número exato de audiências de conciliação que ocorrerão no estado, durante a Semana.

O juiz de direito Victor Schneider, que atua na coordenação da Semana no estado, disse que as expectativas para a realização da Semana são as melhores possíveis e que “a semana da conciliação é um momento para dar visibilidade à sociedade no sentido de que o Poder Judiciário tem priorizado a conciliação como um importante meio para a solução dos conflitos”.

Schneider também destacou que, muito embora haja um esforço concentrado durante a Semana Nacional da Conciliação, a conciliação é uma política permanente e que, ainda que não tenham audiências agendadas para a próxima semana, as pessoas que tiverem interesse em fazer acordos judiciais podem procurar diretamente os juizados para pedir a inclusão do respectivo processo em pauta para um outro período.

O Dia da Justiça é comemorado no dia 08 de dezembro, mas este ano o feriado no Espírito Santo foi antecipado para a segunda-feira (07/12) em todo o Judiciário estadual. Entretanto, magistrados e servidores envolvidos com as atividades da Semana de Conciliação vão trabalhar intensamente neste dia, promovendo a conciliação e a conclusão dos processos em tramitação nos juizados.                    

Fonte: TJES

Avaliação de páginas CNJ


Qual a sua avaliação para o conteúdo desse site?

Selecione um número de acordo
com as indicações e clique em avaliar.

Fonte: CNJ

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Conciliação: Mais de três mil audiências marcadas para a Semana no Espírito Santo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-nacional-de-justica/conciliacao-mais-de-tres-mil-audiencias-marcadas-para-a-semana-no-espirito-santo/ Acesso em: 27 fev. 2024