O que leva alguém a criar animais silvestres como bichinhos de estimação? Quando esta relação de amizade passa a ser de dependência? O Via Legal desta semana responde estas e outras questões envolvendo um tema que cada vez mais tem se tornado caso de Justiça. Juliano Domingues mostra o drama de pessoas que depois de passar anos criando papagaios dentro de casa, tiveram as aves apreendidas pela fiscalização. Ele explica porque, em alguns casos, mesmo sendo contra a lei, a prática é autorizada nos tribunais.
Ainda sobre o tema, Analice Bolzan revela a preocupação do Ibama com a falsificação de anilhas. As peças servem para identificar a procedência de cada animal silvestre criado em cativeiro. No Rio Grande do Sul, alguns criadores se dizem vítimas da fiscalização. Eles garantem que só utilizam equipamentos fornecidos pelo instituto mas que, mesmo assim, são multados. O governo aponta o rigor no controle como uma medida necessária para combater o tráfico de animais.
Direto de São Paulo, o destaque é a reação de parte dos moradores de Cubatão para evitar a destruição da mata nativa numa área de mangue. Eles conseguiram impedir na Justiça que uma empreiteira usasse a área para construir prédios comerciais, residenciais e até uma unidade da Ceasa. O medo é que a cidade volte a ser conhecida como uma das mais poluídas do mundo. A reportagem é de Erica Resende.
O programa também mostra o que pode acontecer a quem decide colar na prova. O procedimento, que faz parte da rotina de muitos estudantes, pode terminar em cadeia. Viviane Rosa acompanhou a história de um estudante da Marinha preso e expulso depois de ser flagrado na tentativa de cola. O destino do estudante carioca foi parecido com o de duas irmãs da cidade de Santa Maria, no sul do país, que também foram punidas pela irregularidade. No caso delas, a fraude foi descoberta durante um vestibular para o curso de Medicina.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.
Horários de exibição do programa:
TV Justiça
(canal 95)
Dia 12 de maio, às 21h30
Dia 16 de maio, às 18h
Rede Cultura
Dia 15 de maio, às 7h
Dia 17 de maio, às 7h
TV Brasil – DF
(canal 2)
Dia 16 de maio, às 6h
Fonte: CJF