O Via Legal desta semana relata uma história absurda que envolve abuso sexual, violência psicológica e intimidações. O cenário é um distrito de Caruaru, no interior de Pernambuco, e a personagem é Maria Severina da Silva. Por quase 30 anos, a agricultora foi violentada pelo próprio pai. Em 2005, Severina mandou matar o agressor, mas foi inocentada pela Justiça que a considerou vítima e não culpada. Nos tribunais, a pernambucana também conquistou o direito de receber pensão do INSS como dependente do homem que foi, ao mesmo tempo, pai e companheiro dela. A reportagem é de Edna Nunes.
De São Paulo, a repórter Erica Resende fala sobre Imposto de Renda. Um grupo de contribuintes recorreu à Justiça Federal e conseguiu suspender o limite determinado pelo governo para deduções referentes aos gastos com educação. Pelas normas da Receita Federal, hoje só é possível abater cerca de R$ 3 mil por dependente. Um valor que não leva em conta a média de preço das escolas particulares. Foram tantos os questionamentos que o assunto já chegou ao Supremo Tribunal Federal onde aguarda julgamento definitivo.
Depois de décadas de discussão e muitas ações judiciais, o governo decidiu por fim a uma disputa envolvendo centenas de famílias que vivem no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No centro da polêmica está a delimitação da área do parque e a obrigação do poder público de preservar o patrimônio ambiental. Bernardo Menezes explica porque a administração da reserva permitiu a ocupação do terreno e qual deve ser o destino dessas pessoas.
Marcelo Magalhães destaca a decisão que obriga o Estado a incluir doenças na lista das que permitem o saque dos recursos do FGTS. A medida deve beneficiar vítimas de problemas como tuberculose e lúpus. A ordem da Justiça Federal tomada em Porto Alegre serve para suprir a falta de previsão legal. A portaria em vigor, menciona apenas a aids e o câncer.
O programa também fala sobre um tema que interessa a milhares de brasileiros: concurso público. Viviane Rosa conta a história de uma moradora de Brasília que pretendia entrar para a Polícia Federal, mas foi eliminada por não ter realizado o teste de esforço físico. A prova é obrigatória, mas como a candidata estava grávida na data do exame, ela não executou as tarefas exigidas no edital. O caso chegou à Justiça Federal que condenou a corporação a aplicar a avaliação como forma de garantir a isonomia entre os concorrentes.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV JUSTIÇA
05 de junho – quarta-feira 21h30
08 de junho – sábado 18h30
10 de junho – segunda-feira 21h30
TV CULTURA
08 de junho – sábado 07h
TV BRASIL
(Brasília – canal 02)
09 de junho – domingo 6h
Fonte: CJF