Conselho da Justiça Federal

SIGJUS comemora primeiro processo implantado

A Justiça Federal deu o primeiro passo para estar no mesmo patamar das grandes organizações mundiais. A declaração do secretário executivo do SIGJUS (Sistemas Integrados de Gestão da Justiça Federal), Misael Andrade, na última sexta-feira (20), deu o tom da cerimônia de encerramento da fase piloto de sensibilização e treinamento do projeto, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.  Após concluir a etapa de implantação do processo “Gerenciar Férias” em todas as seções judiciárias da 1ª Região – o primeiro dos  cerca de 400 processos de rotinas administrativas mapeados em toda a Justiça Federal -, a instituição iniciou, de forma efetiva,  a meta de integrar, padronizar, dar transparência e mobilidade às atividades administrativas.    

Presente à cerimônia, o vice-presidente do TRF1, no exercício da Presidência, desembargador federal Antônio Souza Prudente, elogiou a condução  eficiente do CJF no projeto SIGJUS, enfatizando sua importância para o cumprimento da missão da Justiça Federal. “Sem eficiência na atividade-meio não se faz a boa distribuição da Justiça”, disse.

A secretária-geral do Conselho, Eva Maria Ferreira Barros, destacou a disseminação do conhecimento e a integração entre o Conselho, os tribunais e as seções judiciárias resultantes do SIGJUS, com  a criação de espaços para debate e compartilhamento das experiências vivenciadas. “ Nosso árduo trabalho resultou na enorme credibilidade de todos com relação ao projeto. E isso nada mais é que o início de uma mudança cultural, focada na otimização dos processos de trabalho e na visão da Justiça Federal como um todo”, afirmou.

Já para o diretor-geral do TRF1, Sílvio Ferreira, a participação do tribunal no projeto-piloto de mapeamento e implantação de processos foi oportunidade única para a instituição conhecer a qualidade de seus talentos profissionais. Quanto à implantação do processo “Gerenciar Férias” nas seções judiciárias da 1ª Região, Sílvio Ferreira disse: “Pode ser pouco, mas a dimensão desse trabalho é incomensurável diante do avanço proporcionado à Justiça Federal”. O diretor-geral  enfatizou os benefícios do SIGJUS para a sociedade e para a Justiça Federal: “Integração e padronização de rotinas vão nos deixar céleres e transparentes, além de mostrar ao cidadão que somos bem qualificados. A Justiça vive um momento de avanço”.

Fonte: CJF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. SIGJUS comemora primeiro processo implantado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/conselho-da-justica-federal/sigjus-comemora-primeiro-processo-implantado-3/ Acesso em: 03 dez. 2023