A crescente onda de violência das torcidas nos jogos de futebol será tema de uma audiência pública que a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados vai realizar na próxima terça-feira (9). O deputado André Moura (PSC-SE), que solicitou o debate, considera o vandalismo das torcidas nos estádios um verdadeiro “problema social”. A reunião será no Plenário 5, a partir das 14 horas.
O parlamentar sergipano admite que, por ser o futebol um esporte de muito contato físico, ocorrem muitas vezes hostilidades, mas enfatiza que estes atos tomaram uma proporção de grande porte e geraram um “grave incômodo” aos interesses em torno do futebol. “A cada final de semana a imprensa divulga incidentes alarmantes de violência ocorridos nos estádios brasileiros que relatam a dificuldade do trabalho da polícia, os danos ao patrimônio público e ao privado, e inúmeras mortes de pessoas inocentes”, lamentou.
O presidente da comissão, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), também criticou o crescimento da onda de violência das torcidas nos jogos de futebol. “Estamos diante de um grave problema que necessita de solução, principalmente porque estamos nos preparando para sediar o maior evento do futebol mundial, a Copa de 2014”, ressaltou.
Convidados
Para debater o tema foram convidados: o tenente coronel do 2º Batalhão de Polícia de Choque do Estado de São Paulo, Carlos Celso Savioli; o professor de Sociologia da Universidade de Taubaté (Unitau) Carlos Alberto Máximo Pimenta; o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Paulo Schettino; o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Antonio Teixeira; e o representante do Ministério do Esporte e o procurador-geral de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes.
Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados