Câmara

Subcomissão ouvirá ministro das Comunicações sobre radiodifusão digital

A Subcomissão Especial de Rádio Digital ouvirá nesta terça-feira (23) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos por aquela Pasta em relação à radiodifusão digital. O debate foi proposto pelo relator da subcomissão, deputado Sandro Alex (PPS-PR).

A subcomissão foi criada por sugestão de Sandro Alex, para que os parlamentares acompanhem a discussão sobre a escolha do padrão de rádio digital a ser adotado no Brasil. Duas tecnologias estão sendo avaliadas pelo Ministério das Comunicações: a norte-americana (IBOC) e a europeia (DRM).

“O padrão de rádio europeu vem sendo desenvolvido em sistema aberto e livre, criado e desenvolvido por um consórcio formado por empresas e emissoras interessadas na digitalização do rádio. Já o padrão americano é um sistema fechado e proprietário, o que traz inconveniente aos radiodifusores, que teriam de desembolsar royalties pelo uso e exploração do sistema”, diz Sandro Alex.

Segundo o deputado, a subcomissão vai debater as diferenças entre os sistemas americano e europeu, analisar os obstáculos de ordem técnica e conhecer as possibilidades de criar uma tecnologia nacional com base em um desses sistemas.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 13.

Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Subcomissão ouvirá ministro das Comunicações sobre radiodifusão digital. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/subcomissao-ouvira-ministro-das-comunicacoes-sobre-radiodifusao-digital/ Acesso em: 17 mai. 2025