O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) apresentou parecer favorável a três das cinco emendas do Senado para o projeto de lei de conversão da Câmara à Medida Provisória 466/09. A MP muda as regras do subsídio concedido à geração de energia por termelétricas nos estados da Região Norte. Bacelar também recomenda a aprovação parcial de outra emenda.
A principal emenda aceita pelo relator aumenta, de um para dois anos, o período de ressarcimento dos estados pela queda de arrecadação do ICMS devido à diminuição do consumo de combustível usado pelas usinas termelétricas dos sistemas isolados. O consumo deve diminuir porque, com a integração dos estados do Acre e de Rondônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN), as distribuidoras poderão adquirir energia de geradoras de outras regiões, o que diminui a demanda por aquela gerada em termelétricas e, consequentemente, o consumo de combustível.
Segundo Bacelar, o período de um ano é insuficiente e a ampliação “atende ao princípio constitucional de solidariedade social”.
Leia mais:
Relator apresenta ao Plenário parecer a emendas do Senado para MP
Plenário mantém na pauta MP sobre subsídio a geração de energia
Deputados votam nominalmente pedido para retirar MP de pauta
Plenário analisa pedido do DEM para retirar MP da pauta
Plenário começa hoje a discutir o marco legal do pré-sal
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br