Deputados presentes à audiência sobre a violência contra jovens negros defenderam a garantia de direitos para essa parcela da população como forma de coibir a violência. O debate foi promovido hoje pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
O deputado Edson Santos (PT-RJ) afirmou que, para resolver o problema da violência contra o jovem negro, deve-se não apenas reforçar o aparato de segurança do Estado, mas promover ações que garantam os direitos e a cidadania do jovem negro.
Segundo o deputado Edson Santos, a violência dos agentes policiais contra jovens negros, que sofrem com o estigma de serem sempre considerados suspeitos principais, é uma herança da sociedade escravocrata.
O deputado Luiz Alberto (PT-BA) também destacou a necessidade de combate à violência policial contra a população negra. Ele disse que diversos ministérios juntos têm de atuar para promover a inclusão social da população negra.
Para a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), as políticas públicas de educação, de capacitação profissional, de cultura e de esportes ajudam a proteger os jovens contra a violência. A deputada Keiko Ota (PSB-SP) também afirmou que a educação é o caminho para resolver o problema.
Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) manifestou preocupação com a ausência de emendas, na proposta de Orçamento para 2012, voltadas para a assistência social e para as políticas de igualdade racial. “Essas políticas devem trabalhar a transversalidade de ações, que envolvem diversos órgãos do governo, inclusive os ligados ao planejamento e à economia.”
Ausência de ações
O deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) afirmou que se preocupa com o fato de que “a criação de secretarias” não se traduz em ações para resolução dos problemas. Ele disse que não adianta pensar em ações para a juventude como um todo, porque a juventude negra demanda políticas específicas. “A quantidade de analfabetos negros ainda é grande”, apontou.
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que propôs a audiência, afirmou que o plano nacional de combate à violência contra jovens negros é essencial. A elaboração do plano está prevista no Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 e poderá ser resultado do grupo de trabalho interministerial que avaliará as causas e consequências da violência contra o jovem negro.
A audiência foi encerrada há pouco.
Fonte: Portal C?¢mara dos Deputados