Câmara

CPI da Violência vai a Manaus discutir caso de deputado cassado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Urbana vai hoje a Manaus (AM) para colher informações sobre o caso do ex-deputado estadual Francisco Wallace Cavalcante de Souza, cassado por ser suspeito de envolvimento no assassinato de nove pessoas.

Segundo as investigações, Wallace de Souza liderava uma organização criminosa e encomendava mortes de pessoas vinculadas às facções rivais para exibi-las em seu programa policial “Canal Livre”.

O relator da CPI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse que o objetivo da ida a Manaus é garantir o apoio institucional da Câmara dos Deputados às autoridades locais. A CPI apurou informações de que autoridades públicas estão sendo ameaçadas por investigar o caso. “A morte de testemunhas revela a gravidade da ação de grupos ligados ao crime organizado no Amazonas. É dever desta Casa dar suporte para o prosseguimento dos trabalhos de investigação”, afirmou Pimenta.

A comitiva da CPI – composta por Paulo Pimenta e pelos deputados Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – vai se reunir com autoridades policiais e do Judiciário e também com o governador do Amazonas, Carlos Eduardo Souza Braga, e com o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Belarmino Lins de Albuquerque.

Programação
A programação da comitiva é a seguinte (horário de Manaus):
– meio-dia: visita ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Belarmino Lins de Albuquerque;
– 13 horas: reuniões no auditório Beth Azize
Os deputados vão ouvir o juiz de Direito Mauro Moraes Antony, da Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes; o secretário de Segurança Pública do estado do Amazonas, Francisco Sá Cavalcante; o subsecretário-executivo de Inteligência adjunto do estado do Amazonas, Thomaz Augusto Correa de Vasconcelos Dias; o delegado-geral de Polícia Civil do Amazonas, Mário César Neves Medeiros; o delegado de Polícia Civil Antônio Chicre Neto; o promotor de Justiça da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; e o promotor de Justiça Ronaldo Andrade, da 24ª Promotoria de Justiça.

Ainda não foram confirmados o horário e o local da visita ao governador do Amazonas.

Atualizada às 9h34

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CPI da Violência vai a Manaus discutir caso de deputado cassado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/cpi-da-violencia-vai-a-manaus-discutir-caso-de-deputado-cassado-2/ Acesso em: 18 abr. 2024