As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Direitos Humanos e Minorias realizam audiência pública na quinta-feira (19) para discutir a atuação diplomática brasileira no Haiti.
Foram convidados para o debate o diretor do Departamento da América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão; a chefe de Divisão das Nações Unidas das Relações Exteriores, Gilda Motta Santos Neves; e o embaixador brasileiro no Haiti, Igor Kipman.
Integração parlamentar
O debate foi proposto pelos deputados Dr. Rosinha (PT-PR) e Vicentinho (PT-SP). Eles lembram que o Brasil conduz uma missão de paz das Nações Unidas naquele país, chamada de Minustad. Essa força militar tem várias tarefas, entre elas a pacificação e a recuperação dos bairros mais violentos de Porto Príncipe, como Martissant, Belair, Cité Militaire e Cité Soleil, além de socorrer a população afetada por intempéries e dar apoio à estabilidade governamental, preservando a ordem pública.
Em razão da importância dessa missão, os deputados avaliam que é necessário haver uma maior integração parlamentar entre o Brasil e o Haiti, visando o fortalecimento dessa relação.
A audiência está marcada para as 10 horas no plenário 4.
Fonte: Portal Câmara dos Deputados