Teve início hoje a 6ª edição do Parlamento Jovem, evento que reúne 78 estudantes do ensino médio, entre 16 e 22 anos, de escolas públicas e particulares de todos os estados. Os jovens, selecionados após enviarem sugestões de projetos de lei, participam até sexta-feira (13) de uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.
Entre as atividades de hoje estão visita institucional ao Congresso, painel sobre processo legislativo e registro de candidaturas à Mesa Diretora e à presidência das comissões.
Na terça-feira (10), a Câmara promove sessão solene para diplomação e posse dos parlamentares jovens. O evento ocorrerá às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
Na quarta-feira (11) e na quinta-feira (12), os estudantes votarão projetos em comissões. Os projetos aprovados serão levados a uma sessão simulada do Plenário na sexta-feira, último dia do Parlamento Jovem.
E-democracia
Na quinta-feira (12), também haverá debate sobre “A Participação do Jovem na Política”. Entre os participantes estará um estudante escolhido entre aqueles que mais se destacaram por suas colaborações no fórum de discussão sobre o Estatuto da Juventude, no Portal e-Democracia (www.edemocracia.gov.br).
O presidente da Comissão Especial do Estatuto da Juventude (PL 4529/04), deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), e a relatora da proposta, deputada Manuela D’Avila (PcdoB-RS), pretendem debater o projeto com os estudantes.
O Parlamento Jovem Brasileiro é um evento anual, regulado pelo Ato da Mesa 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara, de iniciativa do deputado Lobbe Neto. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos participantes são custeados pela Câmara.
Fonte: Portal Câmara dos Deputados