Câmara homenageia 100 anos do Dnocs e destaca importância do órgão
- por Notícias
- 8 de novembro de 2009
- 2 min. de leitura
A Câmara realizou nesta segunda-feira sessão solene em homenagem aos 100 anos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). A sessão foi aberta com a leitura de uma mensagem do presidente da Câmara, Michel Temer, que destacou a importância do órgão para o desenvolvimento do semiárido brasileiro, a ponto de torná-lo o mais habitável do mundo.
Temer citou como exemplo as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que envolvem a construção de açudes e adutoras e a ampliação dos perímetros irrigados; a transposição do São Francisco; “e o desafio de preservar o ambiente e enfrentar a ameaça do aquecimento global”.
Ao saudar os representantes do órgão que compareceram ao evento, a deputada Gorete Pereira (PR-CE), uma das autoras do requerimento para a realização da homenagem, lembrou a mobilização dos parlamentares para impedir a extinção do órgão em 1999. Na época, a Câmara instituiu uma comissão especial para estudar a questão, e Gorete destacou o trabalho dos deputados nordestinos em defesa do Dnocs. “Vi esta Casa se mobilizar naquele momento importantíssimo para fazer ressurgir o órgão. Era como se, naquele dia, começasse toda a história do Dnocs, para que ele realmente não fosse extinto”, ressaltou.
Esforço do Congresso
O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que já integrou o conselho de administração do Dnocs, lembrou não ter sido aquela a primeira vez em que a reorganização do Estado ameaçou o Dnocs – primeiro órgão federal a agir no semiárido contra os efeitos da estiagem. Como em 1999, em 1991 os deputados e senadores mobilizaram-se para retirar o Dnocs da lista de órgãos a serem extintos.
O deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), que também propôs a homenagem, lembrou que, quando algumas obras do Dnocs estavam paralisadas, houve um esforço de todos os parlamentares do estado do Ceará, sem distinção de partidos, para alocar emendas no orçamento e recursos de forma que o órgão tivesse condição de continuar os trabalhos e para que, depois, essas obras fossem incluídas no PAC. “Agradeço, também, em nome do povo do Ceará, assim como do povo do Nordeste brasileiro, que deve muito a esse importante órgão”, concluiu.
Também propuseram a sessão solene os deputados Fátima Bezerra (PT-RN) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Reportagem – Marcello Larcher /SR
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
Fonte: Portal Câmara dos Deputados