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Audiência discutirá desempenho de escolas no Enem

A Comissão de Educação e Cultura realiza hoje audiência pública para discutir a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a diferença de desempenho entre os alunos de escolas particulares e públicas.

O deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), que solicitou a audiência, afirma que o Enem se consolidou como uma ferramenta de acesso ao vestibular e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do ProUni.

Maluly ressalta, no entanto, que há uma disparidade entre os resultados de escolas públicas e privadas. Ele lembra que, no Enem 2008, apenas 8% das escolas de ensino médio consideradas “top de linha” são públicas – das 1.917 melhores escolas no ano passado, só 151 são públicas.

“O primeiro colocado do País, Colégio São Bento, tem média
33% acima da melhor escola pública”, afirma o deputado. Ele sugeriu ouvir a coordenadora pedagógica dessa escola, durante a audiência pública, para analisar os fatores que levaram ao resultado positivo.

Adiamento
O Enem 2009 estava inicialmente marcado para os dias 3 e 4 de outubro, mas foi adiado depois que o conteúdo da prova vazou. A prova será aplicada nos dias 5 e 6 de dezembro.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
– o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes;
– a coordenadora pedagógica do Colégio São Bento (Rio de Janeiro), Maria Elisa Pedrosa;
– o diretor-superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, Pedro Veiga Ferraz Pereira.

A audiência será realizada às 14h30, em plenário a definir.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Audiência discutirá desempenho de escolas no Enem. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/audiencia-discutira-desempenho-de-escolas-no-enem-2/ Acesso em: 19 abr. 2024