AMB

Fotos

Renata Brandão
O Presidente da AMB, Nelson Calandra, participou, nesta quarta-feira (9), do lançamento do Anuário da Justiça 2012, publicação da revista Consultor Jurídico (Conjur). Representantes do Judiciário, do Executivo e do Legislativo prestigiaram o evento que aconteceu na Praça do Servidor, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o Presidente do STF, Ministro Ayres Britto, o lançamento do Anuário tornou-se uma “saudável praxe” na medida em que congrega profissionais do Direito e protagonistas da cena judiciária.
“O Anuário da Justiça é sempre uma festividade porque jornalistas traçam o perfil da Magistratura no Brasil inteiro. Isso permite que democraticamente haja uma grande interação entre aqueles que são os usuários do nosso serviço e, nós, que prestamos o serviço”, disse o Presidente da AMB.
No final do evento, Calandra entregou ao Ministro do STF Cezar Peluso o exemplar do informativo da AMB, que traz além das reportagens sobre a Magistratura, o exemplar do discurso do Ministro que trata da abertura do ano judiciário de 2012.
Participaram também da solenidade, o Coordenador da Justiça do Trabalho da AMB, Plínio Bolívar de Almeida, os Presidentes da Associação dos Magistrados do Espírito Santos (Amages), Sérgio Ricardo de Souza, da Justiça Militar da União (Amajum), José Barroso Filho, entre outras autoridades.
Veja abaixo o depoimento de alguns participantes da cerimônia
“Esta publicação é de relevante importância não só para os operadores do Direito, mas para a cidadania porque é uma verdadeira radiografia da atuação do Judiciário do segmento dos Tribunais Superiores”
Massami Uyeda –  Ministro STJ
“O Anuário representa uma forma, um instrumento de conhecimento da nossa realidade dos operadores jurídicos. Ele fala das instituições, dos operadores, dos Ministros, dos Advogados, do Ministério Público e faz um relato do que essas instituições têm cumprido e o que elas alcançaram em cada período”
Luís Inácio Adams – Ministro AGU
“O Anuário é importante para toda a comunidade jurídica na medida em que mostra o perfil dos Ministros, dos Desembargadores e a forma como decidem, inclusive, uma avaliação de como os Advogados são atendidos por esses Ministros. Isso contribui para que a população conheça melhor o judiciário e também para o aprimoramento das atividades dos próprios Ministros”
Antonio Carlos Ferreira – Ministro STJ
“Uma publicação extremamente informativa para toda a classe jurídica brasileira que traz a informação e análise precisas e absolutamente verdadeiras sobre a cultura e a ideologia da Magistratura”
Celso Asfor Rocha – Ministro STJ
“O Anuário tem uma importância dúplice. Em primeiro lugar, revela quem são os Ministros para a sociedade, em segundo lugar, revela para os Ministros como eles são vistos pela sociedade. Portanto, me parece que é uma experiência inédita, de grande proveito e que mostra que estamos vivendo no mundo da transparência total”
Ricardo Lewandowski – Ministro STF
“A publicidade, a aproximação do Judiciário e da sociedade, isso é salutar. Acredito nesse controle externo que é o controle advindo da observação do que se faz pelos cidadãos em geral”
Marco Aurélio Mello – Ministro STF 
“O Anuário ocupa um espaço inconfundível no setor do Direito porque trouxe para o escritório de cada advogado e para as pessoas que são do Judiciário, do Ministério Público e da área do Direito a possibilidade de ter um perfil de cada Juiz, Desembargador nos seus estados e nos Tribunais Superiores”. Adilson Macabu – Ministro STJ
 “A importância desse Anuário é jogar um pouco de luz e se aproveitar da transparência que o Judiciário hoje está propiciando, que busque dados dentro deles e traduzir de forma a mostrar para a sociedade como funciona o sistema judiciário brasileiro”
Márcio Chaer – Diretor da Revista

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-94/ Acesso em: 20 jun. 2025
AMB

Fotos

AMB

Fotos

AMB

Fotos