AMB

Fotos

Renata Brandão

O Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), José Barroso Filho, representou o Presidente da AMB, Nelson Calandra, na solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Na sessão solene que ocorreu na sala de sessões plenárias do Tribunal, em Brasília, foram empossados o novo Presidente, Desembargador João de Assis Mariosi, o Vice-Presidente, Desembargador Sérgio Bittencourt, e o Corregedor da Justiça, Desembargador Dácio Vieira.“A AMB espera que haja uma sinergia entre a nova gestão do Tribunal com a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e a AMB na busca de melhores caminhos para que possamos promover uma prestação mais justa e próxima ao cidadão”, disse José Barroso Filho.Participaram também da posse, os Presidentes do STF, Ministro Ayres Britto, da Amagis-DF, Gilmar Soriano, o Governador do DF, Agnelo Queiroz, Magistrados e demais autoridades.

Currículo

O Presidente eleito, Desembargador João de Assis Mariosi, é natural de Pouso Alegre-MG, onde se tornou bacharel em Direito e em Filosofia, Teologia e Direito, além de possuir licenciatura em Letras, Pedagogia e Administração. É doutor em ciências sociais pela Universidad del Museo Social Argentino e Mestre em Direito Penal pela Universidade Católica de São Paulo. Ingressou no magistério em 1958, como professor de Português, Ciências e História, ainda em Pouso Alegre.
Em 1976, ingressou na Magistratura, como Juiz de Direito da Comarca de Monte Azul-MG, permanecendo até 1980, quando, tomou posse como Juiz de Direito Substituto do Distrito Federal. Desde então, atuou como Juiz de Direito nas áreas cível, de delitos de trânsito e ainda como Juiz Eleitoral. Em 1994, tornou-se Desembargador do TJDFT, onde exerceu o cargo de Corregedor, cargo que também ocupou no TRE-DF, onde recentemente ocupou a Presidência.
O Vice-Presidente eleito, Desembargador Sérgio Bittencourt, nasceu em Araguari-MG. Formou-se em Direito pela Faculdade de Uberlândia-MG, sendo, mais tarde, professor daquela mesma Instituição. Lecionou também na Associação de Ensino Unificado do DF (AEUDF), de 1977 a 1985. Antes de entrar para a Magistratura do DF, em março de 1984, ocupou os cargos de Escrevente Autorizado no Cartório do2º Ofício (Judicial e Notas) da Comarca de Araguari, Advogado e Assessor da Superintendência e Chefe do Serviço Jurídico da  Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Atuou, ainda, como advogado em Araguari e em Brasília. Como Juiz de Direito do TJDFT, foi titular da 1ª Vara Cível de Taguatinga, da 8ª Vara Cível de Brasília e da Vara de Acidentes do Trabalho.
Exerceu, tanto em Taguatinga como em Brasília, a função de Diretor do Fórum e foi o responsável pela instalação dos serviços judiciários no arquipélago de Fernando de Noronha. Em 1998, foi nomeado Desembargador, atuou na 4ª Turma e na 2ª Câmara Cível, e na 1ª Turma Criminal e Câmara Criminal, onde exerceu, em diversas ocasiões, a Presidência dos referidos órgãos colegiados. Também foi Juiz Eleitoral, titular da 3ª e da 12ªZona Eleitoral.
O novo Corregedor de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador Dácio Vieira, também nasceu em Araguari-MG. Formou-se em Direito em 1967 pela Universidade de Brasília e tomou posse em maio de 1994 no cargo de Desembargador do TJDFT, em vaga destinada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil. É o atual Vice-Presidente do TJDFT;  integrou o Conselho da Associação dos Magistrados do Distrito Federal nos anos de1995/1996 e 1997/1998; presidiu nos anos de 1996, 2000, 2003 e 2007, a 5ª Turma Cível do TJDFT e já ocupou os cargos de Presidente e Vice Presidente do TRE-DF.
 * Com informações da Ascom/TJDFT

Fonte: AMB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Fotos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/amb/fotos-83/ Acesso em: 19 jul. 2025