O Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar da União (AMAJUM), José Barroso Filho, recebeu, nesta quinta-feira (26), o Diploma de Mérito do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), concedido pelo Conselho. A cerimônia aconteceu durante a 73ª Sessão Ordinária do Conselho, em Brasília, e contou com a presença do Presidente do COAF, Antônio Gustavo Rodrigues.
O diploma entregue ao Juiz José Barroso Filho foi em reconhecimento a sua contribuição no combate e prevenção à lavagem de dinheiro. “Nenhuma ação isolada é eficaz o suficiente para conter o aparato do crime organizado, sendo imprescindível a parceria de todos os órgãos que compõem e auxiliam o complexo trabalho do COAF, como a Polícia Federal, o Ministério Público e a Controladoria-Geral da União. Cabendo ao Judiciário aplicar os preceitos constitucionais e legais aos casos concretos que lhe foram submetidos”, disse o Magistrado.
Além do Presidente da Amajum, receberam o mérito os Ministros da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, da AGU, Luís Inácio Adams, e os representantes da Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência, da Escola de Inteligência Militar do Exército, entre outras autoridades.
O Diploma de Mérito do COAF foi instituído em 16 de fevereiro de 2011 pelo Coaf, para homenagear personalidades ou instituições nacionais e estrangeiras, que se destacaram na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro ou ao financiamento do terrorismo. A homenagem também é concedida pela realização de trabalhos ou estudos que tenham beneficiado ou apoiado o Conselho no desempenho de suas atividades.
Conheça o COAF
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi criado, na esfera do Ministério da Fazenda, pela Lei nº 9.613, de março de 1998. O Coaf tem a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar ocorrências suspeitas de atividades ilícitas relacionadas à lavagem de dinheiro.
Fonte: AMB