AL/RS

Villaverde lembra exemplo de Salvador Allende neste 11 de setembro

Neste dia 11 de setembro, data da morte do presidente Salvador Allende em 1973, o deputado Adão Villaverde (PT) reiterou a extrema importância daquele governo chileno como construtor de uma experiência pioneira do socialismo pela via democrática na América Latina. Segundo Villaverde, a Unidade Popular de Allende representou, a partir de 1970 e até 11 de setembro de 1973, a esperança de construção de uma América e de um mundo mais justo e solidário, golpeada pelos militares comandados pelo general Augusto Pinochet que instaurou uma ditadura sanguinária no Chile.

 

Quando a morte de Allende completou 30 anos, em 2003, em seu primeiro mandato parlamentar, Villaverde realizou um Grande Expediente, no Parlamento gaúcho, promovendo um tributo ao presidente chileno. Na época, líder do Governo Lula no Legislativo, Villaverde afirmou que o Brasil vivia o início de uma experiência de um governo de esquerda, buscando construir uma alternativa ao neoliberalismo que devastou o continente nos últimos 20 anos, para o qual a experiência do Chile representava muito mais do que uma referência. “As lições de generosidade e de esperança, a inspiração de Allende, de seus companheiros e de todo o povo chileno, são para nós um modelo de dignidade e de construção democrática das mudanças políticas necessárias em nosso continente”, acentuou.

 

Instrumentos de terror
Segundo afirmou Villaverde naquele Grande Expediente, a unidade entre os que buscam a transformação é o grande instrumento para defender o projeto de mudanças. “As resistências dos setores conservadores, dos interesses consolidados dos privilegiados de 500 anos no Brasil, só serão superados com a conquista de uma maioria na sociedade em favor das mudanças. E este processo, de convencimento e de esclarecimento, deve ser a prioridade da ação daqueles que defendem um projeto de alterações estruturais”, destacou.


No inicio da sua manifestação no Grande Expediente de 2003, Villaverde também recordou o lamentável episódio ocorrido nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, com o ataque terrorista aos prédios gêmeos do World Trade Center, em Nova Iorque. “Nós também nos solidarizamos com suas vítimas e condenamos aqueles que usam os instrumentos do terror em defesa de qualquer causa, justa ou não”, assinalou.

 

Chamado continental
Com o ato na Assembleia, Villaverde atendia ao chamado continental feito por centenas de entidades e personalidades do Chile e de toda a América Latina conclamando para a realização de atos, gestos e jornadas que relembrem e resgatem a experiência chilena na passagem dos 30 anos da data. Através da convocação todos os latino-americanos comprometidos com a democracia e a mudança da sociedade no continente eram convidados a se manifestar, lembrando o significado da experiência da Unidade Popular no Chile. Em Santiago, no dia 11 de setembro de 2003, uma grande marcha foi realizada a partir do Palácio de La Moneda. No Brasil, Lula começava um governo que invertia prioridades e transformava o país. Na última década, o Brasil cresceu, incluiu e distribuiu renda. E continua avançando com o projeto de desenvolvimento conduzido pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Villaverde lembra exemplo de Salvador Allende neste 11 de setembro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/villaverde-lembra-exemplo-de-salvador-allende-neste-11-de-setembro/ Acesso em: 13 ago. 2026