O deputado estadual Altemir Tortelli (PT), e a presidente da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), Liane Vitali Kothe, estiveram reunidos com a presidente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ana Meira, nesta terça-feira (08). O objetivo foi encontrar uma maneira de agilizar a licença para instalação do loteamento Bem Morar em Erechim, que beneficiará 350 famílias.
O empreendimento está parado devido a questões arqueológicas, já que no local foram encontradas 2 áreas com registros indígenas. “A proposta da Cooperhaf é isolar o local e realizar o salvamento arqueológico em paralelo ao andamento do loteamento”, afirma Tortelli. Hoje o empreendimento está parado em função da questão.
Tortelli explica que um laudo do arqueólogo responsável pelo estudo no local será enviado ao Iphan. “O objetivo é comprovar que existem apenas as 2 áreas com registros históricos. Desse modo, com a liberação do Instituto, as obras poderão iniciar o mais breve possível. Trata-se de um grande empreendimento que beneficiará centenas de pessoas de baixa renda”, destaca.
Fonte: AL/RS