AL/RS

Tortelli: agricultores apresentam pauta de reivindicações a ministro do MDA


Uma comitiva da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), acompanhada do deputado estadual Altemir Tortelli (PT/RS), esteve reunida com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, nesta quarta-feira (09). Na ocasião, a entidade apresentou uma pauta de reivindicações ao ministro gaúcho.

O coordenador da Fetraf-Sul, Celso Ludwig, explica que entre os principais pontos do documento entregue a Pepe está a transformação do Proagro Mais, Garantia-Safra e do Programa de Garantia de Preços, num articulado, amplo e massivo programa de seguro de renda da agricultura familiar. “Precisamos de um programa que efetivamente garanta tranquilidade e segurança aos agricultores, que estão sujeitos às instabilidades climáticas, como a última seca, e às instabilidades de mercado”, afirma.


Segundo Ludwig, outro pedido foi a ampliação do programa Água Para Todos, visando a articulação de um conjunto de ações preventivas. Para ele, não se pode apenas todos os anos se combater os problemas causados pela estiagem. “É preciso amenizar. Para isso são necessários sistemas de captação, armazenagem e distribuição de água”, salienta. Sobre o tema, o ministro afirmou aguardar um plano hídrico dos estados.


O coordenador afirma que se esperava mais da reunião e que por isso o o MDA continuará sendo cobrado. “Houveram ações consistentes para a seca no Nordeste. Reivindicamos ações semelhantes para o Sul”. Ficou definido novo encontro com o ministro no fim deste mês.


Crédito para agricultores afetados pela estiagem


Conforme Tortelli, outra reivindicação foi a criação de uma nova linha de financiamento junto ao MDA visando combater os efeitos da seca deste ano. A proposta dos agricultores é uma linha com valor de R$ 12 mil, com 10 anos para pagar, juro de 1% ao ano e 3 anos de carência. “Outra reivindicação é um bônus de adimplência de 40% a quem pagar em dia o financiamento. A proposta é a mesma do plano contra a seca aplicado no Nordeste”, destaca. Ele afirma que o pedido será reforçado em encontro com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na manhã desta quinta-feira (10).


A implantação de uma política intensiva de remuneração pelos serviços ambientais prestados pela agricultura familiar, articulando a preservação ambiental, também foi pautada, assim como a questão da reforma agrária, articulada a outros mecanismos de acesso digno à terra, como o crédito fundiário e a regularização fundiária.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Tortelli: agricultores apresentam pauta de reivindicações a ministro do MDA. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/tortelli-agricultores-apresentam-pauta-de-reivindicacoes-a-ministro-do-mda/ Acesso em: 15 jun. 2025