AL/RS

Subcomissão dos Pedágios: Sossella destaca qualidade da audiência em Caxias do Sul


A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, sediou, na tarde desta segunda-feira (4), audiência pública da Subcomissão dos Pedágios da Assembleia Legislativa, que foi proposta e tem como relator o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT). O debate girou em torno de qual o melhor modelo de pedágio a ser adotado pelo Estado a partir de 2013, quando vencem as atuais concessões das rodovias gaúchas.


Dentre as questões levantadas durante as mais de duas horas de duração da audiência, estiveram o alto valor cobrado pelas praças de pedágio do Estado, a localização das mesmas, que acabam por sitiar cidades e regiões inteiras, não dando opções de rotas não pagas aos motoristas, e a falta de grandes investimentos nas estradas, como duplicações, por parte das empresas concessionárias. A proposta do governo do Estado de criar a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) também foi discutida.


O prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva (PDT), defendeu o modelo de pedágios comunitários e destacou a necessidade de fortalecimento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para que ele possa gerir estes pedágios. O vereador de Caxias do Sul Pedro Incerti (PDT) também apontou o modelo comunitário como o melhor para o Estado.

Representante do Fórum dos Coredes, José Antônio Adamole pediu a reformulação do Daer e o fortalecimento da Agergs, além de que 80% dos valores arrecadados nas praças de pedágio comunitário sejam aplicados de fato na própria rodovia.

 

Relator da Subcomissão, o deputado Sossella terá até o dia 12 de julho para finalizar um relatório que resumirá os apontamentos das 11 audiências públicas que ocorrerão até lá. Sobre o encontro desta segunda-feira, o parlamentar destacou o trabalho realizado pela Assurcon e o protagonismo da Região da Serra nas discussões sobre o tema. “Ficamos muito satisfeitos com a qualidade do debate, tanto por parte dos convidados como da comunidade que, assim como aconteceu em Caxias do Sul, vem não só assistindo, mas participando ativamente das audiências com perguntas, relatos e sugestões”, declarou Sossella.
 
Também participaram do encontro os deputados Luis Fernando Schmidt (PT), que presidiu a audiência na condição de presidente da Comissão de Seguranças e Serviços Públicos, Alceu Barbosa Velho (PDT), Marisa Formolo (PT) e Álvaro Boessio (PMDB), além dos prefeitos de Monte Belo do Sul, Adenir José Dalle, e de São Marcos, Evandro Ballardin. Também estiveram na audiência os vereadores Gustavo Toigo (PDT), Vinicius Ribeiro (PDT) e Mauro Pereira (PMDB), o representante da Assurcon, Juarez Colombo, o representante da Agergs, Carlos Martins, o Diretor de Operação Rodoviária do Daer, Cleber Domingues, do Coredes Serra, Flávio Pauletti, e da OAB, Rosane Ramos, além de lideranças locais e regionais.


A Subcomissão dos Pedágios já realizou também audiências em Porto Alegre (26 de abril), Portão (7 de maio), Campo Bom (14 de maio), Guaíba (21 de maio), Santa Cruz do Sul e Lajeado (ambas no dia 28 de maio). O cronograma de atividades prevê ainda a realização de debates nos municípios de Pelotas (11 de junho), Viamão (18 de junho), Vacaria (25 de junho), Coxilha e Carazinho (as duas no dia 2 de julho).

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Subcomissão dos Pedágios: Sossella destaca qualidade da audiência em Caxias do Sul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/subcomissao-dos-pedagios-sossella-destaca-qualidade-da-audiencia-em-caxias-do-sul/ Acesso em: 16 jun. 2026