Durante Audiência Pública que debateu a situação dos pedágios no Rio Grande do Sul, o deputado Miki Breier (PSB) defendeu a adoção de cobrança proporcional, relativa ao trajeto percorrido na via. “Já encontramos em alguns países da Europa e no Brasil, em São Paulo, este tipo de cobrança. O usuário paga proporcionalmente aos quilômetros rodados na rodovia.
O sistema atual gera injustiças. Quem anda 10 quilômetros paga tarifa cheia, igual a quem anda 100 quilômetros na mesma estrada”, disse o parlamentar. A audiência aconteceu no Espaço Convergência da Assembleia e teve como principal convidado o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, que defendeu a criação de uma empresa pública para gerenciar e fiscalizar os pedágios.
Os atuais contratos de pedágio vencem em 2013, obrigando o Estado a apresentar uma proposta. O Rio Grande do Sul tem 1.800 quilômetros de estradas administradas por concessionárias, sendo 983 quilômetros de rodovias federais e 817 quilômetros estaduais.
Fonte: AL/RS