AL/RS

Parlamentares gaúchos participam da abertura da 17ª Conferência Nacional da Unale


Com o Centro de Convenções de Recife lotado, foi realizada na
quarta-feira (22), a cerimônia oficial de abertura da 17ª Conferência
Nacional dos Legisladores e Legislativos (CNLE). O evento, organizado pela
União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale), tem como tema este
ano “Os desafios para o futuro que queremos” onde serão realizados debates
e palestras técnicas sobre: economia globalizada e as diretrizes para o
desenvolvimento do Brasil; federalismo e as mudanças necessárias para o
crescimento, a renegociação da dívida dos Estados com a União e outros
assuntos afins.

A Conferência é o maior encontro parlamentar da América Latina e se
constituiu em um grande fórum de discussões e troca de experiências para o
fortalecimento da democracia e aperfeiçoamento das ações do poder
legislativo estadual, tratando de temas relevantes no contexto nacional.

Presente à cerimônia, o presidente da Assembleia gaúcha, o progressista
Pedro Westphalen (PP), destacou a importância de reunir os legislativos
brasileiros para debater temas de interesse da sociedade. “A participação
do Legislativo gaúcho no evento é de vital importância para a integração
das Assembleias de todo o país, seja na busca da homogeneidade de
procedimentos, seja na troca de experiências, pois permite que cada vez
mais as atividades do Parlamento cheguem adequadamente à população”,
afirmou Westphalen.

Durante pronunciamento, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB)
falou a respeito da importância do seu Estado receber a Conferência da
Unale. “Foi aqui, em 1640, por iniciativa do holandês Maurício de Nassau
que se instalou a primeira Assembleia Legislativa do Brasil”, comentou.

Os painéis e grupos de trabalho promovidos pela 17ª CNLE acontecem até
sexta-feira (1º) e reúnem, além dos parlamentares, servidores das
Assembleias Legislativas onde serão realizados eventos simultâneos que
abordarão temas como a renegociação da dívida dos Estados com a União; a
utilização dos royalties do pré-sal para a área da Educação; prestação de
contas; gestão pública; administração pública; escolas do legislativo e de
contas, consultorias legislativas, TVs e rádios legislativas, municípios,
eleições, integração do legislativo, taquigrafia, polícia do legislativo;
regras de cerimonial e outros.

Também participaram da abertura da 17ª CNLE os deputados gaúchos João
Fischer (PP), Gilberto Capoani (PMDB), Miki Breier (PSB), Zilá Breitenbach
(PSDB), Maria Helena Sartori (PMDB), Silvana Covatti (PP), Paulo Borges
(DEM), Raul Carrion (PC do B),  Adolfo Brito (PP), Álvaro Boessio (PMDB),
Ernani Polo (PP), Gerson Burmann (PDT), Jurandir Maciel (PTB) e Giovani
Feltes (PMDB).

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Parlamentares gaúchos participam da abertura da 17ª Conferência Nacional da Unale. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/parlamentares-gauchos-participam-da-abertura-da-17-conferencia-nacional-da-unale/ Acesso em: 17 jun. 2026