Durante o período das Comunicações da sessão plenária dessa quinta-feira (7), a deputada Maria Helena Sartori (PMDB), ao comentar sobre a mais recente denúncia do Ministério Público de uma nova adulteração do leite no Estado, através da adição de água oxigenada no produto, afirmou ser necessário que se casse de maneira sumária a inscrição, junto ao cadastro de contribuintes do ICMS, de empresas sem idoneidade que atuam em qualquer etapa da cadeia leiteira. E defendeu a urgente votação e aprovação do projeto de lei de sua autoria (PL 156 2013) que trata sobre o assunto.
O deputado Frederico Antunes (PP) lamentou por não ter sido votado hoje, na Comissão de Finanças, seu requerimento que propunha a vinda da diretoria do Banrisul à Assembleia para uma sabatina sobre os projetos que tramitam na Casa em regime de urgência, que tratam da criação de uma subsidiária do Banco para atuar no ramo de seguros e de uma empresa para atuar no ramo de emissão, administração e processamento de cartões. Da Tribuna, fez um apelo à Mesa, no sentido de que ao menos seja feito um convite para uma visita da diretoria do Banco à Assembleia, para que os parlamentares possam ter maiores esclarecimentos sobre os dois projetos antes da votação dos mesmos.
O deputado Alexandre Postal (PMDB) enalteceu a concessão, pela Federasul, de uma premiação para o agronegócio no Rio Grande do Sul, com destaque para a agroindústria. Também parabenizou a Cooperativa Languirú, de Teutônia, pela atuação na área do agronegócio, e a Cooperleite, de Serafina Correa, por seus 20 anos de destacados trabalhos em prol da elevação da produção leiteira no RS.
O deputado Cassiá Carpes (SDD) comentou as notícias de desvios que ocorrem em todo o Brasil de forma permanente, bem como os recentes apontamentos do Tribunal de Contas da União de diversas obras por todo o país. Ainda criticou a “cultura do aditivo” que ocorre em licitações e que se instalou no país, através do qual é possível se alterar o valor inicial de uma obra licitada, o que traz constantes prejuízos ao cidadão, conforme o parlamentar.
A deputada Miriam Marroni (PT), ao falar sobre as novas denúncias de fraude de leite no RS, registrou a destacada atuação do Ministério da Agricultura na fiscalização do setor. Também discorreu sobre a discriminação racial e registrou a comemoração, em novembro, do Mês da Consciência Negra, tendo o dia 20 como uma homenagem a Zumbi dos Palmares.
O deputado Raul Pont (PT), ao abordar o processo de auditoria que a Prefeitura de São Paulo sofre, em razão de que grandes obras imobiliárias teriam servido para enriquecimento de, inclusive, funcionários do quadro, defendeu a continuação das investigações, para que se tenha a possibilidade de apurar se há ou não conivência política. Noutro pronunciamento, defendeu mudanças profundas na lei eleitoral do país e classificou como vergonhosa a atuação da Câmara Federal que “não votou nada de novo” com respeito ao assunto.
Fonte: AL/RS
