O deputado Miki Breier (PSB) esteve no Paraguai, nos dias 28 e 29 de junho, na condição de observador internacional, acompanhando os desdobramentos da crise desencadeada pelo impeachment do presidente Fernando Lugo. O presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UMP) realizou uma intensa agenda de debates e encontros visando debater a situação daquele País.
“Antes de firmarmos algum juízo sobre a situação, sabíamos que era preciso ouvir a sociedade. Estamos estupefatos com o que aconteceu, diante do tempo exíguo, menos de 24 horas, entre a abertura do processo e a cassação. Mesmo que dentro dos parâmetros legais, esta investida representa um golpe no sistema democrático paraguaio”, destacou Miki Breier.
Conforme o parlamentar, um relatório da missão de observação será elaborado e apresentado à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e à presidência da Assembleia Legislativa. O documento também será encaminhado à União de Parlamentares do Mercosul, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) – da qual é vice-presidente -, e discutido na reunião da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), no dia 6 de agosto, em Assunção, no Paraguai.
Miki classificou ainda como um equívoco a suspensão do Paraguai do Mercosul. Segundo ele, o movimento é precipitado. “Foi ferida a democracia no Paraguai e precisamos ter muita cautela com as sanções para não prejudicar o povo. O Brasil é uma liderança no bloco. Tem relações comerciais e fraternais com o Paraguai. São mais de 300 mil brasiguaios, mais de três mil estudantes fazendo intercâmbio apenas na Universidade Americana. Estas são situações que precisam ser acompanhadas de perto para que não haja prejuízo neste momento do crise”, assinalou o parlamentar.
Confira as matérias dos encontros realizados em 28 e 29 de junho em Assunção, no Paraguai:
Deputado Miki participa de debate com senadores e deputados do Paraguai
Em Assunção, Miki Breier se encontra com militantes do movimento de mulheres
Miki é recebido pelo presidente da Corte Suprema de Justiça do Paraguai
Miki Breier visita à TV Pública Paraguay, principal foco de resistência ao governo Franco
Fonte: AL/RS
