Longe de resolver o problema do déficit da previdência, o aumento de 11% para 13,25% no desconto do IPE retira salário dos servidores. Com este entendimento que a deputada Maria Helena Sartori (PMDB), presidente da Comissão de Finanças, posicionou-se contrária aos projetos que elevaram as alíquotas previdenciárias. “Uma hora o governo incorpora 50% aos servidores da Secretaria da Fazenda, que são os mais bem pagos do estado, e para o funcionalismo em geral dá 5% de aumento e depois retira mais 2,25%. É retirar sim, salário dos funcionários”, condenou a deputada, durante a dicussão dos primeiros projetos do chamado Pacotarso 2, nesta terça-feira (5).
“Este dinheiro vai servir para pagar os cargos em comissões e os FGs que o governo criou, que pelos nossos cálculos representam uma despesa de R$ 52 milhões por ano, acrescentou Maria Helena. Ela ressaltou que o aumento da contribuição previdenciária não irá resolver o déficit do IPE, que é de mais de R$ 5 bilhões por ano. “Não vai ser este percentual que vai resolver o problema”, reforçou.
* Com informações de Vanessa da Rosa Pacheco
Fonte: AL/RS
