AL/RS

Maria Helena critica tratamento do governo à infraestrutura na Serra


A possível exclusão de Caxias do Sul e região do traçado previsto para a Ferrovia Norte-Sul pautou o discurso da deputada Maria Helena Sartori (PMDB) na Tribuna, nesta terça-feira (11). Segundo a deputada, é inadmissível que o governo dê as costas à região que mais produz no Estado. “A implantação da ferrovia iria gerar enorme impacto positivo na estrutura rodoviária da região. Caxias se sente excluída do processo. A principal região produtora de manufatura do Estado não pode ficar de fora desse eixo, muito menos perder a conexão com o Porto do Rio Grande”, argumentou.

 

A deputada frisou que o custo do transporte representa 19% do valor final do produto. Com a implantação da ferrovia, esse percentual diminuiria em 6%. “A intenção é uma audiência com a presidente Dilma e Ministro dos Transportes para apresentar a reivindicação. Há anos Caxias vem discutindo a implantação da ferrovia e não pode ficar de fora do projeto”.

 

Maria Helena lembrou que a Assembleia Legislativa aprovou a federalização da RS-470, o que, conforme ela, sinaliza um futuro abandono. “Esta estrada agora está ao Deus dará. Não tem mais que cuide. Agora federalizada é que as obras não vão andar e será aquela sequencia de acidentes”, lamentou, acrescentando que existem suspeitas de que estão tentando federalizar o trecho entre Caxias e Lajeado Grande, na Rota do Sol. “Não consigo vislumbrar onde este governo quer chegar. Nossas estradas em péssimas condições e passam para o governo federal as que estão em condições, mas só onde há pedágios. É assim que pretendem fomentar o desenvolvimento e a economia?”, questionou.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Maria Helena critica tratamento do governo à infraestrutura na Serra. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/maria-helena-critica-tratamento-do-governo-a-infraestrutura-na-serra/ Acesso em: 26 ago. 2026