AL/RS

Marco Alba presta contas de sua participação em investimentos e obras para Gravataí



O deputado Marco Alba (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (25), para fazer um relatório de sua atuação na realização de obras e ações no município de Gravataí.


A primeira delas referida pelo deputado foi a duplicação do viaduto sobre a RS-118, feita pelo Governo Yeda e entregue à população no primeiro semestre de 2010, considerada a principal obra de infra estrutura feita na cidade nos últimos 16 anos.


“Na última semana me reuni com o prefeito e secretário de Obras de Gravataí para reivindicar a reconstrução da alça de acesso da RS 118 para a avenida Dorival de Oliveira. Este local atualmente é extremamente perigoso para os veículos que ali transitam, podendo a qualquer momento ocasionar sérios acidentes. Infelizmente a comunidade não teve apoio do governo anterior para a solução deste crônico problema, quando as obras estavam sendo realizadas”, lamentou Marco Alba.


Segundo o deputado, o atual Governo encaminhará negociações com o proprietário do imóvel que fica às margens da alça e também com a RGE, para realocação dos postes no novo alinhamento que deverá ser definido no local. “Com isto, faremos o acesso seguro e apropriado para aqueles que desejarem ingressar na av. Dorival”, ressaltou.


Redes de água


Marco Alba disse que aproveitou também para fazer uma visita às obras de implantação de redes de água na Parada 100 de Morungava. Obras estas que começam a partir da Região do Itacolomi, com a construção do reservatório, e segue pela RS 020 até aquela comunidade.


“Em 2010, quando ainda estava a frente da Secretaria de Habitação e Saneamento, aprovei o orçamento da CORSAN para que realizasse os processo licitatórios para compra dos materiais e início das obras, o que aconteceu durante aquele ano. Ao final, as obras do reservatório e das redes proporcionaram o atendimento de mais 10 mil famílias da Região”, lembrou o parlamentar.


Marco Alba lembrou, também, que no dia 10 de abril, foi aprovado no Parlamento gaúcho o projeto de lei 37/2012 que introduziu alteração na lei nº13305 de 02 de dezembro de 2009. “A Lei modificou o processo de quitação de débitos e transferências de imóveis aos mutuários da Cohab-RS e tive a honra na condução deste processo, enquanto secretário de Estado de Habitação assim como encaminhei o projeto para esta Casa”, informou.


Com a aprovação do Projeto que deu origem a lei 13.305 de dezembro de 2009 permitiu que mutuários da Cohab com saldo devedor pudessem negociar as quitações dos contratos com reduções nos valores de até 90% e, desta forma, puderam adquirir em definitivo suas moradias.


Habitação para 1.500 famílias


“Além disso, beneficiou as famílias que não tinham contrato de compra e venda que ocupavam o imóvel, podendo desta forma adquirir a casa própria. O atual governo, com as modificações introduzidas, busca ampliar o aspecto social da legislação vigente, ampliando prazos e condições para atender demandas, não contempladas até então. Os benefícios da Lei 13.305 de 2005 atenderam mais de 1.500 famílias somente em Gravataí, chegando a um total de mais de 10 mil famílias no Estado”, comemorou Marco Alba.


Luta pelo Hospital Regional


O deputado informou que o atual governo do município de Gravataí mantém a luta iniciada pelo governo anterior na busca de um Hospital Público Regional para o Vale do Gravataí. “Participamos com membros do governo municipal e de audiência com o secretário de saúde Ciro Simoni, em fevereiro deste ano, onde entregamos vasta documentação, inclusive com uma sugestão de área para construção do hospital. A área é de 13 hectares na qual destinamos 7,5 para construção do hospital”, disse Alba acrescentando que “era a única totalmente desembaraçada, que permitia a posse imediata, e que levamos à aprovação dos municípios envolvidos no projeto: Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Glorinha, Taquara, Santo Antônio da Patrulha e Gravataí”.


GM


Ao prosseguir sua prestação de conta à comunidade de Gravataí, Marco Alba disse que em janeiro de 2012 participou de audiência no gabinete do prefeito de Gravataí, Acimar da Silva, quando este recebeu o diretor da GM, Luiz Moan, que comunicou ao prefeito o início da fabricação dos novos modelos de carros – denominados Projeto Onix – pela GM. Com a ampliação da planta da GM, cujos investimentos ultrapassam valores de mais de 1,4 bilhões, aumentará a capacidade de produção anual de 230 mil para 360 mil veículos, ainda em 2012.


“O efeito GM para Gravataí todos desta Casa já conhecem. Em 1997 quando do anúncio da fábrica, nosso orçamento era de 37 milhões e passou para 400 milhões em 2011. Mas, infelizmente, não resultou em melhorias para as áreas sociais, como educação, saúde, na proporção do crescimento do orçamento”, criticou o deputado.


Ao finalizar, o parlamentar registrou ainda que, no dia 15 de dezembro participou do ato de lançamento do novo Shopping em Gravataí, que está sendo construído as margens da Av. Centenário. São investimentos de mais de 300 milhões que irá influenciar na mudança do aspecto econômico da Cidade.


“Aliás, a duplicação da GM e as obras do Shopping são os símbolos da retomada do desenvolvimento econômico de Gravataí”, finalizou Marco Alba.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Marco Alba presta contas de sua participação em investimentos e obras para Gravataí. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/marco-alba-presta-contas-de-sua-participacao-em-investimentos-e-obras-para-gravatai/ Acesso em: 20 jul. 2025