Por iniciativa do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT), uma comitiva de representantes de Rio Grande esteve reunida nesta terça-feira (24) com o secretário de Segurança Pública do Estado, Aírton Michels. Na pauta, a carência do município para enfrentar o crescente índice de criminalidade. Alexandre entregou um ofício ao secretário, assinado por todos os presentes, solicitando aumento de efetivo, com prioridade para os rio-grandinos lotados em outras cidades e que queiram retornar à cidade.
O secretário foi sensível às reivindicações, reconheceu as dificuldades enfrentadas em Rio Grande e garantiu que fará uma avaliação acurada dos fatos. No próximo sábado, durante o programa de interiorização do governo estadual no município, Michels estará reunido com o Grupo de Gestão Integrada em Segurança (GGI), quando dará um retorno sobre as solicitações. Para o deputado Lindenmeyer, “a questão que envolve a segurança da comunidade merece uma atenção especial do governo, e o secretário Michels está engajado em ações que venham a dar celeridade na solução dos problemas”.
BOE e Território da Paz
Entre as questões tratadas, esteve a possibilidade de instalação, em Rio Grande, do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do Território da Paz, que já apresenta bons resultados em Caxias do Sul. Nos dois casos, haveria um aprimoramento significativo da segurança pública da cidade. Além disso, o concurso para policiais militares e a formação de agentes pela Academia de Polícia Civil deverão encorpar o efetivo do município.
Estiveram presentes no encontro e assinaram o documento entregue ao secretário, além de Lindenmeyer, os vereadores Giovani Moralles (PTB), Nando Ribeiro (PCdoB), Cláudio Costa (PT) e Repolhinho (PSDB); o deputado Adílson Troca (PSDB); o representante do Sindicato dos Comerciários, Paulo Arruda; e o prefeito Fábio Branco.
Fonte: AL/RS