AL/RS

Igreja Batista Independente é homenageada por Alexandre Lindenmeyer e Marisa Formolo


Os deputados petistas Alexandre Lindenmeyer e Marisa Formolo dividiram a tribuna do Plenário 20 de Setembro, nessa terça-feira (29), para homenagear os 100 anos de missão Batista Independente no Brasil. No Grande Expediente, os deputados ressaltaram a importância da atuação da Igreja Batista no Estado.

 

Lindenmeyer destacou a trajetória que iniciou com a chegada do missionário sueco Erik Jansson na cidade gaúcha de Guarani das Missões, antiga Vila Guarani, em 1912. Esse trabalho de evangelização, segundo o parlamentar, engloba diversas atividades como aconselhamento e visitação aos enfermos, presidiários e dependentes químicos. “Outra missão delegada à Igreja é a de interceder pelas autoridades constituídas, pois elas são instituídas por Deus.”

 

Conforme o deputado, a Igreja Batista prioriza a educação como prevenção de problemas sociais, mas também mantém instituições para abrigar dependentes químicos e idosos. “Há uma preocupação com as famílias, buscando harmonizar os relacionamentos, evitando assim que os problemas particulares se reflitam no convívio social. Ela é a base de sustentação da sociedade promovendo vida física, social e espiritual aos cidadãos”, acrescentou Lindenmeyer. Ele salientou ainda o “Projeto Nazaré” que entrega cestas básicas e outros donativos em Rio Grande.

 

Já a deputada Marisa explicou o elemento que une a fé e a política: a transformação da sociedade. E citou São Paulo: “a fé sem obras é morta”. A parlamentar ressaltou que todos os partidos têm um compromisso de humanização do mundo, mesmo que sob óticas diferentes.

 

O Grande Expediente contou com um momento musical. Carine Oliveira cantou um hino de louvor, acompanhada pelo tecladista Alisson Aguiar.

 

Apartes

Manifestaram-se, em apartes, os deputados João Fischer (PP), Carlos Gomes (PRB), Lucas Redecker (PSDB), Raul Carrion (PCdoB), Miki Breier (PSB), Adão Villaverde (PT), Jurandir Maciel (PTB) e Alceu Barbosa (PDT).

 

Presenças

Estiveram presentes à homenagem o representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Carlos Todeschini, e pastor Getúlio Vargas, secretário-geral do Partido Social Cristão.

 

Medalha da 53ª Legislatura

Logo após o Grande Expediente, com intuito de homenagear a comunidade batista, foram entregues medalhas da 53ª Legislatura para três membros que, ao longo de suas vidas, têm contribuído de forma significativa para o trabalho missionário. Foram agraciados os pastores José Tomaz Lima e Edelar Oneide Rzigoski (presidente da Convenção das Igrejas Batistas Independentes do RS) e a pastora Rosa Maria Valadão.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Igreja Batista Independente é homenageada por Alexandre Lindenmeyer e Marisa Formolo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/igreja-batista-independente-e-homenageada-por-alexandre-lindenmeyer-e-marisa-formolo/ Acesso em: 20 out. 2026